Pioneira em serviços aéreos não tripulados para transporte de cargas no país, a empresa recebeu a Certificação de Aeronavegabilidade da ANAC e já opera rotas comerciais de Norte a Sul do país. Empresa será expositora na DroneShow, de 17 a 19 de maio em São Paulo (SP)
Conteúdo Patrocinado – O projeto que teve início em 2015 nos Estados Unidos, no Estado do Arizona, tinha como objetivo inicial auxiliar a logística na área da saúde, e inaugurou em 2018 a era dos drones de transporte de carga no Brasil. Desde então a Speedbird Aero vem desbravando, conscientizando e profissionalizando o setor.
Durante o evento DroneShow 2022, que será realizado de 17 a 19 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), a Speedbird Aero apresentará novidades que incluem a primeira aeronave multirotor certificada para operações comerciais e BVLOS do Brasil, e novos modelos de aeronaves para o transporte de diferentes tipos de cargas, e que podem percorrer longas distâncias.
Em janeiro de 2022 a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu a primeira Especificação Técnica (DADS, design authorization data sheet) para uma aeronave multirotor destinada ao transporte e entrega de cargas por drone. Trata-se da aeronave DLV-1 NEO, fabricada e operada pela Speedbird Aero, que posteriormente recebeu também o seu Certificado de Aeronavegabilidade Especial para RPA (CAER). Para saber mais detalhes https://www.gov.br/anac/pt-br/noticias/2022/anac-concede-a-primeira-autorizacao-para-entregas-comerciais-com-drone
“Independentemente da Classe da aeronave, é necessário seguir o processo rígido de Certificação e Autorização de Projeto junto à Autoridade Aeronáutica. As operações de transporte e entrega de produtos utilizando drones são complexas e demandam voos fora do alcance visual do piloto operador (BVLOS). Na Speedbird, além de desenvolver toda a tecnologia, tomamos o cuidado de estabelecer o conceito operacional em conjunto com os reguladores para que a atividade aconteça de forma segura, e que no final traga benefícios para a sociedade” – diz Samuel Salomão, co-fundador e CPO.
“Hoje somos a única empresa estrangeira a participar do Projeto NAAMA, em Israel. Conseguimos a aprovação para operar em caráter experimental no país, o que nos permite ganhar experiência e horas de voo na região considerada o berço dos drones”, afirma o CPO. A Speedbird mantém ainda parceria com as israelenses: ParaZero, que fornece sistemas de segurança com paraquedas, Elsight, líder mundial em comunicação celular BVLOS, HighLander, que desenvolve soluções UTM, e Cando Drones, operador aéreo em Israel e em outras partes do mundo.
A empresa passa agora a oferecer o serviço de Drone as a Service (DaaS) em grande escala para o mercado brasileiro. A certificação habilita a Speedbird a colocar as suas aeronaves em operação em qualquer local do território brasileiro, aprovando rotas junto ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e respeitando as regras de áreas que podem ou não ser sobrevoadas.
Em franco crescimento
A expansão e a evolução dos trabalhos da Speedbird se traduzem no estabelecimento de um novo setor econômico no Brasil e no exterior. “Estamos criando um mercado praticamente do zero no Brasil. Sabemos que todo o trabalho que já realizamos encurtará o caminho para a concorrência, mas também temos certeza de que concorrentes sérios e comprometidos serão essenciais para o desenvolvimento desse setor”, afirma Manoel Coelho, co-fundador e CEO.
“O Brasil ainda escoa mais de 70% de suas cargas pelo modal rodoviário. Há muito espaço para crescermos e contribuirmos para uma logística mais eficiente, tanto do ponto de vista econômico, quanto ambiental”, assegura o CEO, destacando que em países como a China e os EUA, esse índice é de cerca de 8% e 26%, respectivamente.
O desenvolvimento desse novo mercado pode ser visto nos números da própria Speedbird. Entre 2020 e 2021, a empresa passou de quatro para 30 colaboradores. Este ano, o número deve chegar a 150. Mais que isso, a empresa fabrica atualmente três aeronaves distintas, DLV-1, DLV-2 e DLV-4, com capacidades de transportar cargas de até 2,5kg, 7kg e 5kg, em distâncias de 3 km, 7 km e 50 km, respectivamente. A expectativa é estabelecer e operar 50 rotas ainda em 2022.
Sobre a Speedbird Aero
A Speedbird Aero é a empresa líder em desenvolvimento, fabricação e operação de aeronaves não-tripuladas para logística na América Latina. Primeira companhia brasileira a receber da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) um Certificado de Aeronavegabilidade Especial para RPA destinado ao transporte de cargas por drone. Fabrica as aeronaves e desenvolve sistemas de navegação capazes de transportar e entregar encomendas, incluindo alimentos, bebidas, medicamentos, entre outros produtos diversos para uso comercial, industrial e de saúde. A empresa atua de ponta a ponta em formarto de Drone as a Service (DaaS). Desta forma, é responsável não apenas pela fabricação dos equipamentos, mas por sua operação, certificação, segurança e manutenção. A Speedbird Aero, com suas aeronaves não-tripuladas, ajuda a compor modais logísticos capazes de eliminar etapas críticas de percursos, contribuindo para a eficiência do setor, evoluindo a forma como a logística é aplicada nas cidades brasileiras, reduzindo o congestionamento de ruas e avenidas, criando novas oportunidades econômicas para os negócios locais e regionais, gerando empregos e contribuindo para o estabelecimento de modais logísticos com emissão zero de carbono.
O apoio da Speedbird Aero comprova a confiança da empresa no evento como agente acelerador do crescimento do mercado de Geotecnologias, Drones e Espacial.
Planta da feira:
Veja aqui todos os expositores da feira
Cursos, Seminários e Fórum
Além da feira de produtos e serviços, o MundoGEO Connect e DroneShow contará com cursos e seminários. Em paralelo acontece o fórum do SpaceBR Show, dedicado ao setor espacial.
Resumo da última edição do evento:
Mais informações:
contato@mundogeo.com
(41) 3338-7789 / 99919-1357