Inscrição pode ser feita até 16 de novembro. Prêmio pode chegar a 75 mil dólares
A fabricante chinesa de drones DJI anuncia a abertura oficial das inscrições para o Robomaster 2019, competição global de robótica.
Concebida pelo fundador da DJI, Frank Wang, Robomasters é uma das batalhas mais avançadas existentes e acontece em Shenzhen, na China.
A competição está aberta a estudantes universitários de todo o mundo, que poderão colocar seu intelecto à prova e ainda ter a chance de ganhar até 75 mil dólares.
Além do prêmio principal para a equipe que terminar em primeiro lugar, há também 45 mil dólares para o segundo colocado e 15 mil para o terceiro.
Última edição
No RoboMaster 2018, o time vencedor foi da Universidade de Tecnologia do Sul da China, que superou quase duas centenas de times, num total de 10 mil participantes.
A inscrição para este ano já está disponível no site oficial, bem como as regras completas da competição. As inscrições ficarão abertas somente até 16 de novembro.
DJI lança Phantom 4 RTK
A DJI anunciou recentemente o lançamento mundial do Phantom 4 RTK, um drone de levantamento aerofotogramétrico com alta precisão que combina navegação e posicionamento com nível de centímetros a um sistema imagético de alta performance, o que, segundo a fabricante, pode reduzir significativamente dificuldades operacionais e custos.
Um novo módulo RTK foi diretamente integrado ao drone, concedendo dados de posicionamento cinemático em tempo real com precisão em nível de centímetros, rendendo exatidão absoluta em metadados de imagens.
Segundo o comunicado da DJI, um drone sem posicionamento cinemático em tempo real (RTK) integrado requer até 40 pontos de controle em solo (GCP) por quilômetro quadrado, que levariam várias horas para serem implantados. Por sua vez, o Phantom 4 RTK da DJI possui um integrado sistema de posicionamento de navegação RTK com precisão em nível de centímetros, além de um sistema imagético de alto desempenho.
Em conjunto com o módulo de posicionamento RTK (GPS L1 L2, GLONASS L1 L2, Galileo E1 E5a e BeiDou B1 B2), traz a possibilidade de zerar a quantidade de GCP necessária, reduzindo o tempo gasto na instalação em até 75%. Posicionado logo abaixo do receptor RTK há um módulo GNSS redundante, instalado para manter a estabilidade de voo em áreas com sinal enfraquecido, como em cidades populosas.
Além disso, o Phantom 4 RTK é capaz de otimizar a segurança de voo, ao mesmo tempo que garante precisão absoluta dos dados coletados para processos complexos de levantamento, mapeamento e inspeção.
O módulo RTK pode fornecer precisão de posicionamento de 1cm + 1ppm (horizontal), 1,5cm + 1ppm (vertical), e o Phantom 4 RTK pode obter a precisão horizontal absoluta de 5cm dos modelos fotogramétricos.
O Phantom 4 RTK pode ser integrado em qualquer linha de trabalho, contando com a capacidade de conectar seu sistema de posicionamento à estação móvel D-RTK 2, ao NTRIP (protocolo de transporte em rede do RTCM via internet), usando um dongle 4G ou ponto de acesso Wi-Fi (aplicável apenas para os EUA e China).
Para tirar máximo proveito dos módulos de posicionamento do Phantom 4 RTK, o novo sistema TimeSync foi elaborado para alinhar continuamente o controle de voo, a câmera e o módulo RTK.
O TimeSync garante, ainda, que o Phantom 4 RTK grave em cada foto parâmetros da objetiva com calibração de fábrica, juntamente com a posição, altitude e outros dados, combinando os dados de posicionamento com o núcleo do sensor CMOS da câmera e, dessa forma, otimizando os resultados de métodos de fotogrametria.
O drone vem equipado com um sensor CMOS de 1” de 20 megapíxeis. O obturador mecânico reduz os esforços na obtenção de dados regulares em missões de mapeamento, já que permite que o Phantom 4 RTK se mova ao capturar imagens, eliminando riscos de distorção do obturador de rolamento.
Graças à sua alta resolução, o Phantom 4 RTK alcança uma distância de amostra do solo (GSD) de 2,74 cm a 100 metros de altitude de voo. Esta exatidão é possível devido ao fato de que cada uma das lentes das câmeras passa por um rigoroso processo de calibração no qual distorções radiais e tangenciais são medidas. Os parâmetros de distorção coletados são salvos nos metadados de cada imagem, permitindo que o software de pós-processamento se ajuste exclusivamente para cada usuário.
>Em áreas com falta de cobertura RTK, o DJI Phantom 4 RTK permite o uso da Post Processed Kinematics (PPK). O Phantom 4 RTK da DJI captura dados originais de observação de satélite, bem como os dados de efemérides da RTCM 3.2.
Além disso, o Phantom 4 RTK converte os dados do satélite durante o voo ao formato RINEX (formato de troca do receptor), transferindo os dados a um arquivo RINEX.obs. Em virtude da sincronização interna das posições GNSS e da câmera, o arquivo Timestamp.mrk concede uma gravação precisa da posição de imagens com alta exatidão.
O sistema de transmissão de vídeo OcuSync do Phantom 4 RTK garante uma conexão mais estável entre o drone e seu controle remoto. O sistema conta com ferramentas que oferecem uma potente resistência à interferência.
Conta, ainda, com transmissão de vídeo em 720p a uma distância de até 7 km, ideal para o mapeamento de áreas amplas. O tempo de voo de até 30 minutos permite que pilotos concluam longas missões sem ter a necessidade de pousar o drone para alterar a bateria.
Mesmo que a área seja ampla demais para mapear usando uma única bateria carregada, a função inteligente Retomar do aplicativo do GS RTK automaticamente retoma a tarefa de onde foi interrompida após a troca da bateria.
O Phantom 4 RTK é compatível com o SDK móvel da DJI, concedendo às suas funções a possibilidade de automação e customização através de um dispositivo móvel.
O novo aplicativo GS RTK permite ao piloto controlar seu Phantom 4 RTK com dois modos de planejamento (voos com Trajetória ou Fotogrametria), além de um modo de voo mais tradicional.
Os modos de planejamento permitem que pilotos selecionem a rota de voo do drone, regulando a taxa de sobreposição, altitude, velocidade, parâmetros da câmera e muito mais, concedendo um processo automatizado de mapeamento ou inspeção.
Os voos planejados podem ser repetidos facilmente, permitindo que equipes coletem dados equivalentes em diferentes períodos para rastrear o progresso do local e detectar alterações com facilidade.
O aplicativo GS RTK possui carregamento integrado dos arquivos da área KML e KMZ para planejamento de voo no local, um novo modo de disparo prévio que mantém a exposição homogênea durante uma missão inteira, além de um alarme em caso de ventos fortes para notificar pilotos durante voos automáticos em condições adversas.
O Phantom 4 RTK é compatível com a estação móvel D-RTK 2, enviando ao drone dados diferenciais em tempo real e concedendo resultados precisos de levantamento. O resistente design e sistema de transmissão OcuSync da estação móvel garantem aos usuários precisão de dados em nível de centímetros com o Phantom 4 RTK, mesmo sob condições adversas.
Drones para Inspeções
No dia 8 de novembro será realizado um curso básico e avançado sobre Drones para Inspeções, dentro da programação do DroneShow Plus 2018, em São Paulo (SP).
Os drones, a partir de sensores embarcados e plataformas digitais de processamento de dados visuais, têm contribuído para a realização de inspeções em diversas áreas, entre elas a construção civil. O drone oferece uma visão geral das atividades de inspeções prediais na construção civil e na gestão de facilities. É um curso indicado para empresas de Engenharia com atividades de inspeções prediais, bem como profissionais dos segmentos de facility management e seguradoras de ativos imobiliários, além de construtoras e empresas de serviços com drones interessadas em inspeções prediais.