Para obter a certificação, a empresa comprovou a necessidade de entrega usando drones em operações de assistência médica, onde o menor tempo em trânsito pode aumentar a eficiência e ajudar os profissionais de saúde a atender melhor seus pacientes
A empresa UPS Flight Forward anunciou na última terça-feira (1/10) que recebeu a primeira certificação Part 135 Standard do governo dos EUA para operar como companhia aérea de drones para operações de delivery. A UPS Flight Forward é uma subsidiária da United Parcel Service, globalmente conhecida como UPS.
A empresa expandirá inicialmente seu serviço de entregas utilizando drones para atender hospitais em todo o país. No futuro, a UPS Flight Forward planeja transportar uma variedade de itens para clientes em outros setores e voar regularmente por drones através de voos BVLOS (sigla em inglês para voo além da linha de visada).
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês) concedeu à UPS Flight Forward a certificação Part 135 Standard na última sexta-feira (27/9). Imediatamente a empresa fez o primeiro voo de entrega com drones certificado no hospital da WakeMed em Raleigh, na Carolina do Norte. Usando um quadricóptero Matternet M2, o voo foi pilotado sob licença do governo permitindo operação BVLOS.
Para obter a certificação, a UPS comprovou a necessidade de entrega usando drones em operações de assistência médica, onde o menor tempo em trânsito pode aumentar a eficiência e ajudar os profissionais de saúde a atender melhor seus pacientes.
No início deste ano, a UPS fez uma parceria com a fabricante de drones Matternet para lançar seu serviço de assistência médica no campus da WakeMed, comprovando a viabilidade do uso comercial de entregas por drone de produtos e amostras médicas. Com a certificação Part 135, a UPS está pronta para expandir as operações para uma variedade de aplicações de cuidados críticos e salvamento de vidas.
“Isso é história em construção e ainda não terminamos”, afirma David Abney, CEO da UPS. “Nossa tecnologia está abrindo portas para a UPS e resolvendo problemas de maneiras únicas para nossos clientes. Em breve, anunciaremos outras etapas para construir nossa infraestrutura, expandir serviços para clientes de saúde e utilizar drones para novos usos no futuro”, comemora.
A certificação Part 135 Standard da FAA não tem limites para o tamanho ou escopo das operações, representando o mais alto nível de certificação que uma empresa alcançou até hoje. O certificado do UPS Flight Forward permite que a empresa pilote um número ilimitado de drones com um número também ilimitado de operadores remotos no comando, permitindo que a UPS dimensione suas operações para atender à demanda dos clientes.
“A UPS Flight Forward está se beneficiando do nosso conhecimento como uma das principais companhias aéreas do mundo. A organização Flight Forward está construindo uma operação de drone em grande escala com base nos rigorosos requisitos de confiabilidade, segurança e controle da FAA”, disse Abney.
“Este é um grande passo à frente na integração segura de sistemas de aeronaves não tripuladas em nosso espaço aéreo, ampliando o acesso à assistência médica na Carolina do Norte e aproveitando o sucesso do Programa Piloto de Integração UAS para manter a liderança americana na aviação não tripulada”, afirma Elaine L. Chao, Secretária de Transporte dos EUA.
A UPS se estabeleceu como líder na entrega de veículos aéreos não tripulados, tendo testado drones para entregas comerciais urgentes sobre a água; ações humanitárias na África; e testes de entregas residenciais comerciais não urgentes em áreas rurais com drones lançados a partir de um carro de entrega da UPS.
A empresa também forneceu informações aos reguladores governamentais responsáveis por estabelecer normas para operações seguras de drones nos EUA. Um executivo sênior da empresa atua desde 2017 em um grupo seleto de consultores no comitê consultivo de drones da FAA.
Delivery com Drones
O uso de Drones para Delivery estará em destaque dentro da programação do DroneShow e MundoGEO Connect PLUS, de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera em São Paulo (SP).
Os eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2019 aconteceram em junho passado na capital paulista, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Drones e Geotecnologias na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:
Imagens: Divulgação