A realização das inspeções remotas por Drone nos Dutos Aéreos de Ar, nas Caixas de Tensão Elétrica, nas Tubulações e nas Válvulas, possibilitaram que os profissionais de Manutenção tomassem conhecimento das condições dos equipamentos em uma área de total segurança. Por DRONESAPPS
A DRONESAPPS foi convidada para realizar uma POC (Proof Of Concept) na Mina Ipueira, localizada no município de Andorinha (BA), que foi iniciada em 1973 para a produção de minério de cromo, com lavra a céu aberto, e, mais tarde, através de métodos subterrâneos.
Em reunião com os engenheiros e técnicos responsáveis, realizamos uma apresentação da metodologia STI (Solução Tecnológica em Inspeção, Fiscalização e Monitoração), explicando seus pilares, processos e procedimentos operacionais.
Depois apresentamos o Drone Elios com seus assessórios e tecnologias embarcadas. Em planejamento ágil definimos o escopo em adentrar o subsolo da Mina até 220 metros, em dois veículos Ranger, levando os equipamentos e 6 profissionais da Mina e 2 profissionais da DRONESAPPS, até um ponto de escavação.
A realização das inspeções remotas por Drone nos Dutos Aéreos de Ar, nas Caixas de Tensão Elétrica, nas Tubulações e nas Válvulas, possibilitaram que os profissionais de Manutenção tomassem conhecimento das condições dos equipamentos em uma área de total segurança da Mina, adentrando já com o conhecimento do escopo do problema e sua localização em tempo real da inspeção, ou em tempo de análise de bancada pelos especialistas.
Os números do Business Case da usabilidade dos Drones sobre as tecnologias de Andaime e/ou Rapel foram disruptivos, principalmente, quanto a eliminação dos riscos à segurança humana, e os demais impactos imediatos foram inovadores e geraram outros Benefícios que se afirmam na: Redução do tempo de inatividade dos equipamentos e/ou ambientes; Redução dos custos da inspeção e da manutenção; Diminuição no impacto da parada dos equipamentos e/ou ambientes no custo da produção; Gestão sistêmica das informações produzidas; Qualificação do serviço com elevação da Produtividade e redução dos Custos Operacionais e Gerenciais; e Aumento da lucratividade.
Drones e Geotecnologias na Indústria 4.0
Os eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Drones e Geotecnologias na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:
Imagem: Pixabay