Case: Inspeção por drones em mina a 220 metros do solo

A realização das inspeções remotas por Drone nos Dutos Aéreos de Ar, nas Caixas de Tensão Elétrica, nas Tubulações e nas Válvulas, possibilitaram que os profissionais de Manutenção tomassem conhecimento das condições dos equipamentos em uma área de total segurança. Por DRONESAPPS

inspecao com drones em minaA DRONESAPPS foi convidada para realizar uma POC (Proof Of Concept) na Mina Ipueira, localizada no município de Andorinha (BA), que foi iniciada em 1973 para a produção de minério de cromo, com lavra a céu aberto, e, mais tarde, através de métodos subterrâneos.

Em reunião com os engenheiros e técnicos responsáveis, realizamos uma apresentação da metodologia STI (Solução Tecnológica em Inspeção, Fiscalização e Monitoração), explicando seus pilares, processos e procedimentos operacionais.

Depois apresentamos o Drone Elios com seus assessórios e tecnologias embarcadas. Em planejamento ágil definimos o escopo em adentrar o subsolo da Mina até 220 metros, em dois veículos Ranger, levando os equipamentos e 6 profissionais da Mina e 2 profissionais da DRONESAPPS, até um ponto de escavação.

A realização das inspeções remotas por Drone nos Dutos Aéreos de Ar, nas Caixas de Tensão Elétrica, nas Tubulações e nas Válvulas, possibilitaram que os profissionais de Manutenção tomassem conhecimento das condições dos equipamentos em uma área de total segurança da Mina, adentrando já com o conhecimento do escopo do problema e sua localização em tempo real da inspeção, ou em tempo de análise de bancada pelos especialistas.

Os números do Business Case da usabilidade dos Drones sobre as tecnologias de Andaime e/ou Rapel foram disruptivos, principalmente, quanto a eliminação dos riscos à segurança humana, e os demais impactos imediatos foram inovadores e geraram outros Benefícios que se afirmam na: Redução do tempo de inatividade dos equipamentos e/ou ambientes; Redução dos custos da inspeção e da manutenção; Diminuição no impacto da parada dos equipamentos e/ou ambientes no custo da produção; Gestão sistêmica das informações produzidas; Qualificação do serviço com elevação da Produtividade e redução dos Custos Operacionais e Gerenciais; e Aumento da lucratividade.

Drones e Geotecnologias na Indústria 4.0

Os eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Drones e Geotecnologias na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem: Pixabay