Campanha #DroneConsciente: porque, quando e como participar

Por Emerson Granemann – Fundador da MundoGEO e idealizador da feira DroneShow

drone conscienteDrone provoca pouso forçado de helicóptero. Drone cai e machuca crianças em evento. Drone provoca risco de colisão entre aviões que foram desviados de sua rota de pouso no aeroporto de Brasília. Drone cai em central de distribuição de energia e provoca incêndio com vítimas. Adicione a estas más notícias – falsas, felizmente – a presença de pessoas famosas ou seus parentes envolvidas direta ou indiretamente nestes eventos.

O que fazer para que estas notícias não se tornem reais?

Nenhum setor da economia se consolida e cresce sem estar regulamentado. Com os drones não é diferente. Desde 2017, criado pelo DECEA – Departamento do Controle do Espaço Aéreo – com apoio da ABM – Associação Brasileira de Multirrotores – a Campanha #DroneConsciente vem crescendo. O objetivo da mobilização é engajar a comunidade na disseminação do conceito de voo seguro dentro das regras.

Mas, afinal, como e quando participar da campanha? Para a segunda pergunta, a resposta é “já”! Para descobrir como, melhor explicar antes quem são – ou deveriam ser – os protagonistas da Campanha #DroneConsciente. Tenho certeza de que você vai se identificar com estes grupos e saberá como contribuir:

1 – Os órgãos reguladores (Anatel, Anac, Decea e Ministério da Defesa) precisam fazer sua parte. É consenso que as diversas regras a seguir são muitas. Há necessidade de se investir sempre em tutoriais e – por que não – em campanhas publicitárias que massifiquem estas informações junto à sociedade. Bem como, quando for o caso, estas instituições devem punir os infratores.

2 – A cadeia produtiva do setor, formada por fabricantes, importadores, prestadores de serviços – incluindo treinamento -, além de seguir as regras, devem usar seus canais com clientes para disseminar as regras do voo seguro.

3 – Os contratantes devem conhecer as regras e exigir como condição básica, na contratação de serviços, que toda a operação seja feita de forma legal, seguindo as normas existentes. Lembrando a eles que são corresponsáveis pelos projetos contratados.

4 – As entidades de segurança pública – isto é, as polícias – devem orientar seus efetivos a saberem agir no caso de flagrante de uso ilegal dos drones, bem como agir rápido no caso de denúncia fundamentada.

5 – Já existem, hoje, vários influenciadores digitais com boa audiência desta comunidade. É responsabilidade deles orientar seus seguidores sobre as boas práticas.

6 – Atenção especial aos grupos no WhatsApp, Facebook e similares, que existem em grande quantidade no setor para troca de informações técnicas e comerciais. Importante a responsabilidade dos seus administradores para que estes espaços virtuais sejam propagadores de boas práticas, sob pena de serem coniventes com operações ilegais.

7 – Importante que a comunidade que usa drones para fins recreacionais também participe da Campanha #DroneConsciente, assim como os que atuam comercialmente, afinal o espaço aéreo é um só e as respectivas regras são para todos.

8 – Por último, cito as associações do setor, que estão começando a se multiplicar. Importante terem um código de ética dos associados relacionado, entre outras questões, com o voo seguro e dentro das regras.

Vamos às notícias boas que com certeza teremos: setor de drones cresce no Brasil e gera centenas de novas empresas e milhares de empregos ao ano. Drones ampliam a produtividade do campo no manejo do solo e reduzem risco de contaminação na pulverização de precisão nas lavouras. Drones ampliam a produtividade e diminuem riscos de acidentes nas inspeções de estruturas. Mapeamento rápido e barato gerado por drones revoluciona a gestão de cidades.

Se você voa seguro, respeita as regras e dissemina as boas práticas, você já está participando ativamente da Campanha #DroneConsciente. Logo, você é também responsável por validar estas notícias boas.

Visite a Feira DroneShow, de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP), pois lá você mergulhará no setor, conhecendo todas as novidades e tendências, além de poder ter contato com especialistas e tirar dúvidas com as agências reguladoras.

A inscrição antecipada garante desconto nos seminários e cursos. Vagas limitadas! Um dia antes do DroneShow acontece na capital paulista a 5ª edição do Fórum Empresarial de Drones. E também está aberto o registro para visitar a feira DroneShow.

Veja como foi a última edição, que reuniu mais de 3 mil participantes:

+Informações
atendimento@mundogeo.com
(41) 3338-7789 / (11) 4063-8848