Novo aparelho conta com recursos similares aos do Mavic Pro, porém com a simplicidade do Spark. Maior autonomia e novos modos de captura de fotos e vídeos são destaques do Mavic Air. Confira nossa análise
A fabricante chinesa DJI acaba de anunciar o lançamento do Mavic Air, um drone dobrável ultra-portátil com câmera 4K, novos modos QuickShot e SmartCapture para captura mais fácil de fotos e vídeos, sistema avançado de assistência à pilotagem FlightAutonomy 2.0 para um voo mais seguro, entre outras novidades.
Pesando apenas 430 gramas, o Mavic Air é o drone mais portátil já criado pela DJI.
Os braços e as hélices dobráveis integram-se ao seu quadro aerodinâmico, tornando-o compacto a ponto de ser um pouco maior do que um smartphone.
As dimensões do Mavic Air são 168×83×49 milímetros quando dobrado, e 168×184×64 quando está pronto para uso. O Mavic Air conta com amortecimento do gimbal nos três eixos para reduzir a vibração, proporcionando proteção superior e coleta de imagens mais estável.
O novo drone da DJI tem uma câmera integrada com sensor CMOS de 12 megapixels de 1/2,3 polegadas, com abertura de f/2.8 e lente com distância focal de 24 milímetros, utilizando novos algoritmos HDR, que preservam detalhes. Também coleta vídeo em 4K estabilizado a 30 quadros por segundo com taxa máxima de bits de 100 MB/s. Já para filmar em câmera lenta, o usuário pode optar pela definição 1080p a 120 quadros por segundo.
Com 8 GB de armazenamento, o Mavic Air permite salvar fotos e vídeos diretamente para a aeronave em movimento, além de um slot para cartão micro SD, que fornece capacidade de armazenamento adicional. O conteúdo pode ser descarregado para computadores ou outros dispositivos através da entrada UBS-C 3.0 do equipamento. Conta, ainda, com sistema de ventilação reprojetado para evitar superaquecimento.
Visão panorâmica e novos modos de captura
Os entusiastas de fotografia que desejam capturar seus arredores com detalhes completos podem usar o novo recurso de imagens panorâmicas Sphere, para disparar e juntar automaticamente 25 fotos, criando uma imagem de 32 megapixels dentro de aproximadamente um minuto. O Mavic Air também oferece suporte a vários modos panorâmicos, criando imagens com 180 graus na horizontal ou vertical.
O modo de vídeo inteligente QuickShot torna a criação de vídeos profissionais mais fácil, com plano de voo pré-definido que mantém automaticamente o tema de interesse no quadro.
Estão disponíveis, ainda, novos filtros que não exigem habilidades de pilotagem nem de edição: o novo modo Asteroid começa com uma imagem esférica que se aproxima quando o drone desce até o alvo, enquanto o Boomerang circunda o assunto em um caminho de voo em formato oval, com o encerramento do vídeo no ponto de partida.
Por sua vez, o modo de voo inteligente ActiveTrack, do Mavic Air, foi aprimorado para detectar e seguir automaticamente vários objetos ao mesmo tempo, mantendo-os no quadro com mais precisão, especialmente durante atividades de alto impacto, como correr e andar de bicicleta.
Alimentado pela tecnologia de aprendizado de máquina, o SmartCapture é um modo de controle ultra-responsivo que permite obter fotos e vídeos sem esforço. Com um alcance máximo de até seis metros, o usuário pode dar comandos de gesto manual para iniciar, seguir, fotografar, gravar, empurrar, puxar e aterrissar, permitindo capturar o momento de qualquer ângulo, sem a necessidade de um controle remoto.
Apoio ao voo e autonomia
Computação mais potente e algoritmos otimizados ajudam o Mavic Air a voar de forma mais inteligente e segura através de obstáculos. O FlightAutonomy 2.0 processa dados coletados das sete câmeras e sensores infravermelhos a bordo para construir um mapa 3D do ambiente, oferecendo um planejamento mais preciso e melhor desempenho do voo.
Os sistemas de visão de câmera dupla – na frente e atrás do drone – podem detectar obstáculos a até 20 metros de distância. Para ajudar a navegar em ambientes externos mais complexos, o Mavic Air tem sistemas avançados de assistência à pilotagem que ajudam a evitar obstáculos automaticamente, proporcionando uma camada extra de segurança durante o voo.
Segundo a DJI, o Mavic Air tem um tempo máximo de voo de até 21 minutos e pode voar de forma estável com vento de até 36 quilômetros por hora. Suas antenas omnidirecionais, integradas ao trem de pouso dobrável, ajudam a aumentar a cobertura do sinal, oferecendo um alcance máximo de até quatro quilômetros com controle remoto, com transmissão de vídeo de 720p em tempo real. Já no modo esportivo, o Mavic Air voa a velocidades de até 68 quilômetros por hora e é compatível com óculos DJI Goggles para uma experiência de voo FPV imersiva.
Primeira loja autorizada no Brasil
A DJI anunciou no último dia 16 de janeiro a inauguração da sua primeira loja oficial no Brasil, no Barra Shopping, na cidade do Rio de Janeiro, a nona autorizada em países latino-americanos.
Clientes poderão interagir, na loja, com toda a linha de drones da DJI, incluindo o Spark, o Mavic e a série Phantom. Profissionais de fotografia e empreendedores também poderão encontrar o Inspire, as câmeras Zenmuse, as plataformas aéreas Matrice, bem como os estabilizadores Osmo e Ronin.
Além de vender produtos e possibilitar a experimentação, a loja também promoverá workshops e eventos para a comunidade de usuários de drones.
Novos Mercados dos Drones
Durante a feira DroneShow 2018, maior evento de drones da América Latina que acontece de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP), especialistas vão abordar as tendências e novos mercados para os drones. Além disso, representantes dos órgãos reguladores vão orientar os participantes a trabalharem dentro das regras.
Confira a programação completa e veja como foi a última edição, que reuniu mais de 3 mil participantes: