Cemaden e Unesp organizam evento sobre Ciências Matemáticas aplicadas à redução do risco de desastres
A aplicação das Ciências Matemáticas para compreensão da ocorrência de fenômenos naturais e para a redução de riscos de desastres socioambientais- bem como suas abordagens com base em estudos, conhecimentos e experiências práticas – serão discutidos no Workshop sobre Ciências Matemáticas e Redução do Risco de Desastres, a ser realizado no próximo dia 6 de junho, no Auditório da Unesp – Campus São Dimas, em São José dos Campos(SP).
O evento está sendo coordenado pelos pesquisadores Leonardo Santos, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – e Rogério Galante Negri, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
A temática é direcionada a professores, pesquisadores e estudantes de Ciências Matemáticas e Ambientais, coordenadores de Defesa Civil e formuladores de políticas, entre outros interessados.
Estão abertas as inscrições para a Seção de Pôsteres, cujos trabalhos inscritos serão selecionados por comitê científico multi-institucional e multidisciplinar. O prazo para as inscrições se estende até o próximo dia 28 de abril.
Leia mais: Operações de busca e resgate tornam-se cada vez mais eficientes com drones
Lançamento de livro
Durante o workshop será feito o pré-lançamento do livro “Towards mathematics, computers and environment: a disasters perspective” (Para matemática, computadores e meio ambiente: uma perspectiva de desastres), pela Editora Springer. Alguns autores farão breve palestras sobre os capítulos, entre eles, os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Defesa Civil do Rio de Janeiro, além de autores do Cemaden e da Unesp.
Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0
Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.
Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.
Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).
Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.
Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos DroneShow e MundoGEO Connect:
Imagem: Pixabay