Drone realiza primeiro salvamento com boia auto inflável no Brasil

Sistema é inovador no Brasil e, além do aparelho funcionando em São Paulo, foi instalado em um equipamento dos bombeiros gaúchos

Drone com sistema SAR Tube (1)O sistema de boia auto inflável lançada por drone, que entrou em operação no Brasil no final de dezembro e existe desde janeiro em São Paulo, realizou pela primeira vez o apoio em uma situação real de risco de afogamento.

Foi no último domingo, na Represa Guarapiranga, em na capital paulista. A tecnologia é brasileira, da empresa gaúcha SkyDrones e foi adaptada gratuitamente a um aparelho do sistema Dronepol, da Guarda Civil Metropolitana – justamente para atuar em conjunto com os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros.

Na ocorrência do final de semana, um homem praticava esporte quando perdeu sua prancha, que era tracionada por uma asa. Ele permaneceu nadando à espera do socorro e a situação foi acompanhada pelo drone. Como ele estava se cansando e havia o risco de afogamento, os operadores lançaram a boia, que ajudou na flutuação até a chegada de um barco.

Batizado de SARtube (do inglês Search and Rescue – busca e salvamento), o sistema consiste de uma boia auto inflável e software de aproximação e lançamento automáticos, instalados gratuitamente em um dos aparelhos utilizados pelo programa da prefeitura paulistana.

O sistema também já havia sido acoplado a um drone do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, que foi o primeiro entregue no País, em dezembro do ano passado, em Tramandaí, no Litoral Norte gaúcho. Um terceiro sistema deve ainda ser entregue aos bombeiros de Santa Catarina. Além disso, a SkyDrones recebeu a encomenda de 15 SARtubes para a Alemanha, para segurança de balneários no Mar do Norte.

Ajuda Imediata

Segundo o CEO da SkyDrones, Ulf Bogdawa, a ideia surgiu há alguns meses a partir justamente de um relato dos bombeiros de Santa Catarina sobre vantagens e desafios no uso dos aparelhos de controle remoto. “Eles ressaltaram e rapidez com que se pode localizar uma vítima de afogamento com o drone e indicar sua posição aos salva-vidas, mas ao mesmo tempo era angustiante não poder oferecer ajuda diretamente enquanto o resgate não chegava”, comenta.

Como diversas corporações têm drones de pequeno porte e o aparelho menor é mais fácil de ser adquirido (por questões econômicas), o desafio foi criar um sistema cujo peso não prejudicasse a capacidade de voo dos drones, ao mesmo tempo que fosse efetivo. “Não se trata de um salva-vidas. É um sistema auxiliar de flutuação enquanto o resgate está a caminho, mas que pode fazer toda a diferença”, assinala Ulf.

SkyDrones na feira DroneShow 2018

A SkyDrones confirmou recentemente o patrocínio ao evento DroneShow 2018, que vai acontecer de 15 a 17 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

O apoio da empresa ao DroneShow comprova a confiança dos expositores no potencial do mercado e no sucesso do evento, que é o maior da América Latina no setor de drones. Veja como foi a última edição, que reuniu mais de 3 mil participantes:

+Informações
atendimento@mundogeo.com
(41) 3338-7789 / (11) 4063-8848