XMobots lança tecnologia MA com RTK em todos os drones de entrada

Empresa estará presente na mostra DroneShow Plus no início de novembro na capital paulista

drones com rtkA XMobots, empresa brasileira especializada no desenvolvimento e fabricação de drones, acaba de anunciar o lançamento da Tecnologia MA (Medium Accuracy), embarcada já nas versões de entrada dos drones da marca.

O Sistema MA compreende o computador de bordo MA com RTK GPS + Glonass L1. Dessa forma, as versões mais “básicas” dos três modelos de drones (Arator, Echar e Nauru) comercializados pela XMobots passam a vir equipados com RTK L1, garantindo acurácia decimétrica no mapeamento sem necessidade de coleta de pontos de controle.

Giovani Amianti, CEO da XMobots, explica que a tecnologia MA é compatível com a tecnologia de RTK embarcado na maioria dos drones de baixo custo vendidos no mercado nacional, que utilizam RTK GPS + Glonass apenas na frequência L1.

“Essa tecnologia agora está presente na configuração de entrada dos nossos equipamentos, na melhor relação custo-benefício do mercado. O Arator, por exemplo, com RTK L1 e sensor RGB de 24Mpix, está saindo por R$ 69 mil”, salienta o empresário.

RTK/PPK L1 e RTK/PPK L1/L2: saiba as diferenças

Drones com RTK/PPK L1 baseados no EMLID, UBlox, Pixhawk, entre outros, apresentam acurácia frágil, de 2 centímetros para linhas de base até 1 quilômetro. Para linhas de base acima de 1 quilômetro e até 10 quilômetros, tem-se acurácia robusta acima de 10 centímetros, ou seja, acurácia decimétrica como a apresentada pela tecnologia MA.

Por sua vez, drones com RTK/PPK L1 L2 baseados em receptores Trimble, Topcon, Novatel, Hemisphere, entre outros, apresentam acurácia robusta de 2 centímetros para linhas de base de até 20 quilômetros. Neste caso, a acurácia do drone passa a ser centimétrica, como a garantida pela tecnologia High Accuracy (HA) também da XMobots.

A empresa preparou dois materiais distintos explicando as diferenças entre RTK L1 e RTK L1 L2.

1 – Vídeo com explicação sobre RTK embarcado em Drones

2 – Material complementar sobre a tecnologia MA

Baixe o material

XMobots confirmada no DroneShow Plus 2018

A empresa XMobots confirmou o patrocínio ao evento DroneShow Plus 2018, que vai acontecer de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP).

A XMobots é uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento e fabricação de RPAS (Aeronaves Remotamente Pilotadas) ou VANTS (Veículos Aéreos Não Tripulados) para aplicações de engenharia (agronomia, topografia e civil).

aratorFundada em 2007 por um time de engenheiros, mestrandos e doutorandos da Escola Politécnica da USP, a XMobots sempre focou no domínio tecnológico de toda a cadeia de desenvolvimento e fabricação de sistemas não tripulados. Como consequência, a aeronave, autopiloto, data-link, estação de controle são desenvolvidos integralmente por engenheiros aeronáuticos, eletrônicos, mecatrônicos e de computação garantindo a maior integração, facilidade de uso e robustez dos produtos XMobots.

Hoje, a companhia está sediada no polo aeronáutico de São Carlos (SP), reconhecido como um dos principais núcleos de inovação tecnológica do Brasil, com uma infraestrutura composta por fábrica, setor de controle de qualidade, escritório de engenharia, laboratório de engenharia aliada a uma equipe de profissionais altamente qualificados e investimento contínuo em P&D, a empresa fornece RPAS de alto rendimento, que se destacam pela capacidade, acurácia, qualidade, robustez e facilidade de operação.

Desde sua fundação, a XMobots teve como foco desenvolver produtos que atendessem as normas das agências reguladoras, e por este motivo foi a primeira empresa privada a obter o CAVE da ANAC. Essa maturidade técnica, aliada a toda expertise no processamento das imagens geradas pelos RPAS, é a base de um crescimento sustentado, pautado no respeito ao cliente e na segurança das operações. Com isso, a XMobots segue como uma das empresas mais inovadoras no mercado internacional de VANTs para mapeamento.

Mostra de Tecnologia

O DroneShow Plus 2018 terá uma mostra de tecnologia com inscrição grátis, além de cursos básicos e avançados inéditos e a sexta edição do fórum empresarial do setor de drones. A mostra de tecnologia será uma mini-feira com empresas da cadeia produtiva do setor de drones, formada por fabricantes, importadores, desenvolvedores de softwares e prestadores de serviços.

Para participar dos cursos e dos fóruns, consulte a programação completa abaixo e faça sua inscrição antecipada aproveitando os preços promocionais (vagas limitadas!). Para visitar a Mostra de Tecnologia, a entrada é livre, mas é necessário fazer sua inscrição antecipadamente aqui.

Dentre as empresas que já confirmaram seu patrocínio ao DroneShow Plus estão Trimble, XMobots, SMX Systems, Futuriste, Pantanal Geotecnologia, Bentley Systems, G-Drones, Tecnodrone, EOS Positioning Systems e Santiago & Cintra Geotecnologias. Já confirmaram participação como apoiadores a Associação Brasileira de Multirrotores (ABM), Associação Baiana de Pilotos Remotos (ABPR), Associação Sergipana de Pilotos Remotos (ASPR), Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores de São Paulo (APEAESP), Editora Oficina de Textos, Portal Topografia, Portal Agrimensura, AgroDBO e A Lavoura.

Este apoio só comprova a confiança das empresas, instituições e associações no evento e no potencial do mercado de drones no Brasil.

Auditório do DroneShow 2018, realizado em maio passado na capital paulista

Auditório do DroneShow 2018, realizado em maio passado na capital paulista

Confira a programação do DroneShow Plus 2018:

> 6 de Novembro

Manhã: Curso de Drones para Mapeamento – Básico e Curso de Drones para Agricultura – Básico
Tarde: Curso de Drones para Mapeamento – Avançado e Curso de Drones para Agricultura – Avançado

> 7 de Novembro

Manhã: Curso de Processamento de Dados Obtidos com Drones – Básico
Tarde: Curso de Processamento de Dados Obtidos com Drones – Avançado
Dia inteiro: 6º Fórum Empresarial de Drones

> 8 de Novembro

Manhã: Curso de Drones para Topografia com Phantom – Básico e Curso de Inspeções com Drones – Básico
Tarde: Curso de Drones para Topografia com o Phantom – Avançado e Curso de Inspeções com Drones – Avançado

Conheça a programação detalhada e garanta sua vaga no DroneShow Plus

Evento: DroneShow Plus 2018
Data: 6 a 8 de novembro de 2018
Local: Hotel Travel Inn – Rua Borges Lagoa, 1.179 – Vila Clementina – São Paulo – SP – Brasil
Informações: Email atendimento@mundogeo.com / Telefones (41) 3338-7789 e (11) 4163-8848 / Skype atendimento.mundogeo / WhatsApp (41) 99919-1357

Corredores da feira DroneShow 2018, realizada em maio passado na capital paulista

Corredores da feira DroneShow 2018, realizada em maio passado na capital paulista