UFSCar abre inscrições em curso de drones em laudos ambientais

Formação teórico-prática é destinada a profissionais atuantes na área ambiental, peritos judiciais e estudantes

59786_drone_3453361_960_720_5795900545575071648O Grupo de Pesquisa Novos Direitos, vinculado ao Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está com inscrições abertas para o curso “Uso de drones em laudos ambientais”. O objetivo é fornecer conhecimento teórico e prático sobre a utilização de imagens captadas por drones em análises ambientais, especialmente em laudos ambientais.

O curso apresenta conhecimentos sobre manuseio de drones, uso e manipulação das informações obtidas, técnicas de análise de imagens e aplicação em estudos de casos relacionados às perícias ambientais. As imagens geradas por esses equipamentos podem ser amplamente utilizadas em estudos do meio ambiente e auxiliam na identificação de fenômenos e processos, assim como na averiguação da ocorrência de danos ou crimes ambientais.

A capacitação – voltada a profissionais atuantes na área ambiental ou interessados em ingressar nesse campo, peritos judiciais e estudantes – é coordenada pelo professor Celso Maran de Oliveira, do DCAm, e tem carga horária de 24 horas, sendo 16 horas presenciais aos sábados (nos dias 29 de junho e 6 de julho), das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas; e oito horas de atividades extraclasse (com material disponibilizado online). As aulas serão expositivas, com utilização de recursos audiovisuais, e também práticas – com manipulação de drone e elaboração de laudo pericial.

As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de junho pela plataforma box UFSCar. Todos os concluintes receberão certificado. Mais informações estão disponíveis pelo e-mail pericias.ufscar@gmail.com.

Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0

Marque na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Instagram-Imagem-Post-B3Os conteúdos dos cursos, palestras e debates foram formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos DroneShow e MundoGEO Connect:

Imagem: Pixabay