Septentrio anuncia lançamento de novo receptor GNSS para drones

Sensor inercial integrado permite um design compacto destinado a rápida instalação. Peso leve e baixo consumo de energia otimizam a vida útil da bateria do Drone, resultando em tempos de voo mais longos

Septentrio AsteRx-i S UASA Septentrio, fornecedora global de tecnologia de posicionamento de alta precisão para diversas aplicações, anunciou hoje uma novidade no seu portfólio GNSS/INS. O novo receptor AsteRx-i UAS combina a tecnologia GNSS com sensor inercial para fornecer alta precisão, posicionamento confiável e orientação 3D para drones e outros sistemas robóticos compactos.

O lançamento do AsteRx-i UAS se baseia no sucesso dos produtos anteriores da Septentrio, AsteRx m2 e m2a UAS. Seu SWaP otimizado (tamanho, peso e potência) aumenta a vida útil da bateria do drone, resultando em tempos de voo mais longos e maior produtividade.

Este receptor do tamanho de um cartão de crédito foi projetado para fácil integração em qualquer sistema aéreo não tripulado e é compatível com pilotos automáticos populares, como Pixhawk e ArduPilot. É um produto GNSS / INS de pacote único, com uma IMU (unidade de medição inercial) integrada e conectores padrão, permitindo flexibilidade na escolha do sensor.

“A integração rápida do receptor facilita a vida de nossos clientes. Também acelera o tempo de colocação no mercado de seus sistemas ”, afirma Danilo Sabbatini, gerente de produtos da Septentrio. “Nosso objetivo era combinar um produto de alto desempenho com um design de integração plug-and-play simples e flexível, adequado para qualquer sistema aéreo”, conclui.

O posicionamento confiável em nível de centímetro é baseado na tecnologia GNSS de várias frequências e várias constelações (GPS, Glonass, Galileo, BeiDou, QZSS). O AsteRx-i S UAS combina um receptor GNSS com uma IMU de alta qualidade para fornecer um posicionamento confiável juntamente com a orientação 3D.

O algoritmo de integração GNSS – IMU fornece posicionamento contínuo durante breves interrupções do GNSS (inércia), que podem ocorrer em voos próximos a estruturas altas, sob pontes ou durante curvas.

O AsteRx-i UAS é fornecido com a tecnologia AIM + (Advanced Interference Mitigation). Nos drones, onde muitos eletrônicos estão concentrados em um espaço pequeno, os dispositivos vizinhos podem emitir radiação eletromagnética que interfere nos sinais de GNSS. O AIM + oferece proteção contra tais interferências, resultando em tempos de configuração mais rápidos e operação contínua. O gráfico de espectro de potência embutido permite que os usuários analisem interferências, ajudando a localizar sua fonte e mitigá-las.

Estado-da-Arte em Geo e Drones

O Estado-da-Arte em Geotecnologias e Drones estará em destaque dentro da programação do DroneShow e MundoGEO Connect PLUS, de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera em São Paulo (SP).

Os eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2019 aconteceram em junho passado na capital paulista, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Drones e Geotecnologias na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem: Divulgação