Evento apresenta demandas e soluções inovadoras que utilizam as Geotecnologias e Drones
Nas últimas décadas, algumas tecnologias se aprimoraram e receberam aporte de outras, obtendo sinergia para ampliar as capacidades de monitoração. São exemplos as tecnologias: RPAS (drone), sensores e inteligência artificial.
Dando sequência ao DroneShow e MundoGEO Connect 2019, acontece nessa quinta (27/6) no período da manhã o Seminário Geo & Drones no Monitoramento de Obras.
Este Seminário reunirá especialistas que apresentarão demandas do mercado e casos de sucesso de soluções e inovações que utilizam geotecnologias e drones associados a Indústria 4.0 e Modelagem da Informação da Construção (BIM), tendências cada vez mais presentes em projetos de infraestrutura e na Indústria.
Estarão em destaque o estado-da-arte das tecnologias disponíveis, como hardware (drones) e softwares com inteligência artificial para processamento dos dados coletados pelos drones, os impactos culturais e os benefícios nos serviços dos peritos nas inspeções em rodovias, ferrovias, aeroportos, pontes, viadutos, linhas de transmissão, estações rádio base de telecomunicações, usinas eólicas e solares, instalações industriais, inspeções prediais e de obras na construção civil.
Programação do Seminário:
8h30 às 9h30 – Cenário atual, desafios tecnológicos e culturais no setor de drones para Inspeções na Construção Civil
– Emilio Hoffmann – Diretor de Operações da H3 Dynamics na América Latina
9h30 às 9h50 – Uso de Machine Learning e Inteligência Artificial em Inspeções Automatizadas de Pás Eólicas
– Armando Costa Rego – Diretor da Arth Wind Services & Consulting
9h50 às 10h10 – Metodologia para o uso de drones para inspeções e digitalização 3D de estruturas de alta tensão e subestações em ortomosaicos digitais virtuais
– Marcos Baeta Miranda – Engenheiro de Planejamento da Operação PO da Cemig GT e professor Eng Elétrica da Faculdade Pitagoras
10h10 às 10:30 – Resultados e metodologia de uso de drones em espaços confinados no contexto da indústria 4.0
– Marco Fabio Borges – Quality Inspector Engineer da XD4Solutions
10h30 às 10h50 – Intervalo
10h50 às 11h10 – Utilização de vídeos georreferenciados para monitoramento de estruturas lineares e criação de ortomosaicos
– Alexandre Moreno Richwin Ferreira – Analista de Geoprocessamento na Empresa de Planejamento e Logística – EPL
11h10 às 11h30 – Monitoramento e controle da faixa de domínio de empreendimentos ferroviários com uso de Drones e BI
– Bruno Nogueira da Costa e Julio Henriques Fernandes Cesar – Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.
11h30 às 11h50 – Utilização de Drone dotado de Câmera Convencional (RGB) e Câmera Termográfica (TIV) para Mapeamento de Problemas de Destacamentos de Revestimentos Cerâmicos em Fachadas
– André Facchini Granato – Diretor da Cedro Engenharia Consultiva
11h50 às 12h10 – Produtos Cartográficos obtidos a partir de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA), como subsídio para elaboração de Mapa de Inundação, Definição de Zona de Autossalvamento (ZAS) no âmbito dos cenários de hipotética ruptura de Barragens de Mineração, para atendimento à Portaria DNPM Nº70.389 de 2017
– Jefferson de Faria e William de Oliveira Sant Ana (Centro Tecnológico da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – CT SATC)
12h10 às 12h30 – Estudo para uso de drones em ambiente urbano do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – IBAPE
– Luciano Ventura – IBAPE PR
– Italo Coutinho – IBAPE MG
O mediador será Emílio Hoffman, Engenheiro eletricista pela UFPR, autor do livro A Era do Hidrogênio, das Energias Renováveis e Células a Combustível, e pós-graduando em RPAs (Drones) e VANTs em Aplicações Civis e Comerciais – PUCPR. É co-fundador e diretor de operações na América Latina da H3 Dynamics, empresa com sede matriz em Cingapura e que desenvolve soluções disruptivas que convergem diversas áreas da tecnologia, tais como: células a combustível a hidrogênio ultraleves para drones de longa autonomia, plataformas robóticas para automação de missões remotas de drones, e plataformas de inteligência artificial para processamento dos dados coletados por drones. Também é diretor de desenvolvimento de negócios da H3ZOOM.AI (inteligência artificial) e da HES Energy Systems (células a combustível H2) na América Latina, ambas subsidiárias da H3 Dynamics. É fundador da Brasil H2, empresa fundada em 2003 e dedicada às tecnologias de células a combustível para diversas aplicações.
Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0
Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.
Os conteúdos dos cursos, palestras e debates foram formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.
Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).
Veja a programação completa e garanta sua vaga! Confira o vídeo oficial com os destaques da última edição do evento: