Desenvolvido pelo DECEA, o SARPAS viabiliza a solicitação de acesso ao espaço aéreo brasileiro para o uso de drones, contribuindo para voos seguros e dentro das normas
O Sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS) registrou novo recorde no número de solicitação de voo de drones no Brasil. Só em 2024, foram contabilizadas 409.437 requisições.
O Informativo Trimestral do SARPAS (out-dez/2024), divulgado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), registrou que, nos últimos três meses do ano, das 103.689 áreas requisitadas para voos, 71.526 foram aprovadas, 29.858 negadas e 2.129 canceladas, constatando-se uma taxa de aprovação de 69%.
Destaque também para a automatização do recurso no período: 92% das análises foram realizadas na modalidade automática, garantindo agilidade sem comprometer a segurança do espaço aéreo.
O Informativo SARPAS reúne os dados relacionados à performance do gerenciamento de aeronaves não tripuladas, tais como áreas solicitadas, aprovadas, negadas e canceladas; comparativo entre a análise de voos automática e manual; bem como a demanda de solicitação de áreas por jurisdições de cada órgão regional.
Desenvolvido pelo DECEA, o SARPAS viabiliza a solicitação de acesso ao espaço aéreo brasileiro para o uso de drones, contribuindo para voos seguros e dentro das normas.
Clique aqui para acessar o Informativo SARPAS completo. Para mais informações acesse o site de performance do SISCEAB e o portal drone UAS.
Com informações e imagens do DECEA
Destaques da última edição: