Projeto: Sensoriamento remoto para controle de qualidade da soja

O maior evento de drones e geotecnologia da América Latina reconheceu os melhores projetos do setor através do Prêmio DroneShow e MundoGEO Connect 2019. Conheça os ganhadores

trofeus dos premios droneshow e mundogeo connect 2019Um dos pontos altos do DroneShow e MundoGEO Connec 2019 aconteceu na noite de 26 de junho passado no 5º andar do Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista: a cerimônia de premiação aos melhores do ano dos setores de drones e geotecnologias.

O Prêmio é realizado desde 2011, reconhecendo profissionais e instituições que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento dos mercados de drones e geo.

Além da votação online, foram reconhecidos também os melhores projetos enviados para os seminários, que foram selecionados pela equipe interna da MundoGEO, formada por Engenheiros Cartógrafos e Geógrafos.

Conheça em detalhes o projeto ganhador da categoria Geo & Drones na Agricultura e Florestas:

Utilização de sensoriamento remoto para o controle de qualidade de sementes da soja

ganhadores dos premios droneshow e mundogeo 2019Autor: Marcello Ramos (Hummingbird)

Palavras-chave: Análise multispectral, sensoriamento remoto, machine learning, inteligência artificial, VANT

Desafio: Atualmente as beneficiadoras de sementes comerciais da soja tem como desafio o monitoramento e controle de qualidade de extensas áreas de plantio. Todo o processo exige uma equipe altamente capacitada e eficiente para garantir um produto de qualidade como também o êxito operacional do beneficiamento. Para isso as os grãos precisam passar por critérios de qualidade antes de serem aceitos como semente. Este trabalho atualmente, é feito manualmente o que exige muito tempo e não há como garantir a consistência de resultados e padrão de qualidade devido as margens de erros ocorridas. Muitas vezes os grãos são refeijados após os primeiros exames laboratoriais o que resulta em atrasos e custos adicionais após a recepção destes grãos na UBS.

Solução: A Hummingbird utiliza da mais avançada tecnologia em análises multiespectrais e aprendizado automático para determinar a correlação entre as mensurações feitas pelos agrônomos de campo com as imagens produzidas através de sensoriamento remoto. Um VANT é utilizado para cobrir grandes áreas em poucos minutos. Equipados com câmeras multiespectrais, as imagens são analisadas para a medição de variação temporal e espacial dos campos de produção, que posteriormente são validadas com as observações feitas por agrônomos de campo.

Resultados: O resultado final é a geração de um mapa indicando com a mais alta precisão possível, a distribuição áreas de cada campo de produção aptas para beneficiamento e eventual produção de sementes.

Drones e Geotecnologias na Indústria 4.0

Os eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Drones e Geotecnologias na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem: Divulgação