Órgão regulador dos Estados Unidos aprovou as primeiras entregas através de voos automáticos. As empresas agora estudam novas oportunidades para aumentar a frequência das entregas por drones
As empresas UPS Flight Forward (UPSFF) e CVS Pharmacy realizaram a primeira entrega comercial de um medicamento prescrito de uma farmácia CVS diretamente na casa de um consumidor, usando o sistema de drones M2 da Matternet, parceiro da UPS. Uma segunda operação desse tipo foi feita logo em seguida, dessa vez para uma comunidade de aposentados.
Esses voos são pioneiros na indústria e marcos da colaboração entre a UPS e a CVS para explorar novas oportunidades de entregas por drone e ocorreram no último dia 1º de novembro com a aprovação da Agência Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos.
As empresas planejam o desenvolvimento contínuo desse programa para oferecer as vantagens de velocidade e conveniência desses equipamentos para o mercado nos próximos meses.
“A entrega por drone aumenta a possibilidade de acesso a medicamentos para pacientes que não podem ir à farmácia”, afirma Kevin Hourican, presidente da CVS Pharmacy. “Estamos explorando opções de entrega para as zonas urbanas, suburbanas e rurais. Vemos um grande potencial na entrega por drones em comunidades remotas, onde os medicamentos são necessários para salvar vidas, embora, às vezes, os consumidores não consigam ir até uma de nossas lojas”, complementa.
As entregas também são um passo importante para a UPSFF, que expande suas operações para novas áreas, além das instalações hospitalares. A UPSFF foi a primeira empresa aprovada pela FAA a operar uma companhia aérea de drone, tendo obtido sua certificação – a mais ampla disponível – no final de setembro passado. Ela permite que a empresa receba pagamentos pelas entregas por drones e faça voos em quantidade ilimitada para atender à demanda dos clientes.
“Agora temos a oportunidade de oferecer diferentes soluções de entrega por drones, adaptadas para as necessidades de velocidade e conveniência dos clientes”, comenta Scott Price, diretor de estratégia e transformação da UPS. “Este tipo de operação, da farmácia à casa do cliente da CVS, pode melhorar muito a experiência dos pacientes. Temos o prazer de criar novos serviços que quebrarão noções preconcebidas de como, quando e onde as mercadorias podem ser entregues”, conclui.
Esses voos foram realizados em modo automático (com monitoramento remoto de um operador que poderia interferir, caso necessário) e lançados a partir de uma loja da CVS em Cary, na Carolina do Norte. O drone sobrevoou a cerca de seis metros e desceu lentamente por cabo os pacotes até o chão, na frente da residência dos pacientes. Um dos pacotes foi entregue a um cliente da CVS com dificuldades de locomoção.
A UPSFF e a Matternet já concluíram também mais de 1,5 mil entregas comerciais por drones (quase 8 mil amostras médicas) no complexo do WakeMed Hospital, localizado na Carolina do Norte, desde o lançamento do serviço em março de 2019. A UPSFF está construindo sua infraestrutura terrestre para permitir a expansão desse serviço para vários setores no futuro.