Iniciativas dos Corpos de Bombeiros de Phoenix e Los Angeles mostram evolução do uso de drones para atividades de resposta a emergências. Até o momento, mais de 910 agências públicas nos Estados Unidos já estão usando drones diariamente
A dinâmica metrópole de Mesa, na zona Leste de Phoenix (Arizona, EUA), é cercada pelo deserto de Sonora e é conhecida por suas opções de entretenimento ao ar livre. Convenientemente dando acesso ao lago Saguaro, ao icônico Salt River e a múltiplas trilhas de caminhada, é fácil entender porque Mesa é uma das cidades que mais cresce nos Estados Unidos, atraindo milhares de jovens buscando aventuras ao ar livre.
O clima desértico e a paisagem complexa nos arredores de Mesa oferecem aos amantes de atividades ao ar livre um local perfeito para caminhadas e mountain biking. Assim como qualquer outra paisagem desértica, o encanto do meio ambiente selvagem de Mesa tem seu preço, apresentando alguns riscos e questões de segurança.
Entre cerca de mais de 5 mil acidentes atendidos pelo Corpo de Bombeiros & Departamento Médico de Mesa todos os meses, vários deles requerem missões de busca e resgate especializadas por trilhas sinuosas e terrenos acidentados. “Temos algumas trilhas no deserto que se espalham por toda a parte e que atravessam outras trilhas. Localizar pessoas cruzando estas trilhas é um verdadeiro desafio”, afirma Dean Morales, Capitão de Operações Especiais no Corpo de Bombeiros & Departamento Médico de Mesa.
Sempre buscando maneiras inovadoras que permitam à sua equipe melhor servir sua comunidade, o Corpo de Bombeiros & Departamento Médico de Mesa é bastante proativo em se tratando de adotar novas tecnologias. “Em 2015, nosso departamento foi um dos primeiros a implementar efetivamente um programa com drones no Arizona. Drones simplificam nosso trabalho e isso é uma grande ajuda”, diz Brian Kotsur, Vice Xerife e Comandante de Operações do Corpo de Bombeiros & Departamento Médico de Mesa.
Os socorristas de Mesa encontraram uma nova ferramenta para que suas equipes tenham um melhor desempenho, com maior segurança e eficiência. A tecnologia de drones não apenas propõe um novo modo de comunicação durante operações, como ainda amplia a habilidade de socorristas em ambientes selvagens de salvar vidas.
O Mavic 2 Enterprise, da fabricante DJI, é um dos equipamentos que podem ser usados para missões de busca e resgate nas quais uma diferença de segundos pode salvar vidas.
O Mavic 2 Enterprise é uma solução completa e prática em se tratando de resposta a emergências. Socorristas e prestadores de socorro são capazes de transportar o drone por conta própria em uma bolsa ou sacola, podendo usá-lo imediatamente após chegar no local, gastando menos tempo em missões críticas como análises de mecanismo de injúria (MOI) e planejamento de evacuação.
Com baterias com aquecimento automático, o drone permite que socorristas operem com máxima eficiência em temperaturas frias ou abaixo de zero, fundamental para missões de resgate conduzidas em terrenos acidentados isolados.
Imagens aéreas ajudam os socorristas do Corpo de Bombeiros & Departamento Médico de Mesa a melhorar sua percepção situacional de forma eficiente antes de chegar ao incidente. Drones auxiliam no trabalho de localização das vítimas, tornando o resgate mais eficiente, além de reduzir os riscos, mantendo os socorristas em segurança.
Drones permitem que equipes cubram vastas áreas em um curto período, gerando informações acessíveis aos membros enquanto encaminham-se ao incidente. O Mavic 2 Enterprise vem equipado com uma câmera com zoom dinâmico, concedendo às equipes de resgate imagens aéreas ao passo que mantém uma distância segura de áreas de risco, como desfiladeiros profundos, encostas de precipícios ou terrenos instáveis.
A distância não é o único empecilho em se tratando da obtenção de imagens visuais. Morales descreve um caso recente no qual sua equipe teve que localizar uma vítima em áreas com pouca iluminação. “Costumamos conduzir missões noturnas. Houve um acidente no qual um ciclista de 35 anos atingiu uma rocha durante a trilha. Era noite, o que dificultou ainda mais sua localização”, diz Dean Morales. Ao acoplar um Holofote no Mavic 2 Enterprise, o alcance visual dos socorristas é automaticamente ampliado em áreas com pouca iluminação, auxiliando ao guiar as vítimas em direção a eles.
Em missões de busca e resgate, é comum que vítimas acidentadas há várias horas entrem em pânico e hajam impulsivamente, colocando suas vidas em risco. É importante que equipes de resgate gerenciem as instruções, deem apoio moral e ordens de forma efetiva ao comunicar-se com as vítimas.
O alto-falante do Mavic 2 Enterprise permite que equipes se comuniquem entre as equipes terrestres em situações emergenciais. Ao guiar pilotos e socorristas efetivamente por qualquer operação e emitir mensagens às vítimas, o alto-falante permite à equipe dar instruções capazes de salvar vidas.
“A chave da questão é fazer a diferença na vida de alguém. Ajudar as pessoas é uma ação incrível. As vantagens e utilidades dos drones irão crescer exponencialmente. Graças ao uso de drones, vidas serão salvas com o auxílio desta tecnologia”, afirma Brian Kotsur.
Até o momento, mais de 910 agências públicas nos Estados Unidos já estão usando drones diariamente, representando um aumento de cinco vezes de 2013 a 2015.
Bombeiros de Los Angeles e DJI colaboram para avanço dos drones na segurança pública
A DJI anunciou recentemente uma Parceria de Desenvolvimento de Soluções com o Corpo de Bombeiros de Los Angeles (Los Angeles Fire Department – LAFD) para criar, testar e implantar tecnologia de drone DJI como uma ferramenta de resposta e preparação de emergência.
O acordo marca uma das maiores parcerias da DJI com uma agência de combate a incêndios nos Estados Unidos e fornecerá ao LAFD acesso a novas tecnologias, treinamento e suporte para incorporar tecnologia de drones em suas operações.
“Estamos empolgados com o fortalecimento de nossa parceria com o Corpo de Bombeiro de Los Angeles, uma das mais proeminentes agências de segurança pública dos Estados Unidos, fornecendo tecnologias de drones da DJI construídas especificamente para o setor de segurança pública”, diz Bill Chen, gerente de Parcerias Enterprise da DJI. “Por meio de colaboração bidirecional, a DJI receberá informações valiosas sobre as complexidades da implantação de drones para emergências em um dos ambientes urbanos mais complexos do país. Essa percepção nos permitirá continuar a aperfeiçoar e desenvolver novas tecnologias que permitirão que a corporação e as principais agências de segurança pública em todo o mundo ganhem mais valor com a tecnologia drone que salva vidas”, completa.
Por meio do acordo, o Corpo de Bombeiros de Los Angeles continuará a implantar e testar a tecnologia de drones desenvolvida pela DJI para o setor de serviços de incêndio e salvamento. Até o momento, a agência realizou mais de 175 missões relacionadas a incidentes usando as plataformas aéreas industriais da DJI, como os modelos Matrice 200, Matrice 600 e Phantom 4 Pro equipados com câmeras de imagem visual e térmica que fornecem vídeo e dados em tempo real e, ainda, transmissão aos comandantes das operações.
A tecnologia DJI permanece sendo usada em várias situações, incluindo identificação de pontos quentes e mapeamento aéreo para ajudar a gerenciar a resposta a incêndios florestais, bem como resposta a incidentes para resgates rápidos de água, operações de materiais perigosos e missões de busca e salvamento urbanas.
“O Corpo de Bombeiros de Los Angeles vem trabalhando em uma abordagem pragmática para adotar a tecnologia de drones, incluindo o desenvolvimento de políticas e procedimentos que definem cenários claros de casos de uso e conscientização do público em geral sobre os benefícios positivos que a tecnologia drone pode proporcionar aos nossos bombeiros em suas missões de proteger os cidadãos de Los Angeles”, diz Richard Fields, Chefe do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Los Angeles. “Estamos entusiasmados com a parceria realizada com a DJI porque ela dá à corporação acesso a desenvolvimentos de ponta, como drones equipados com câmeras térmicas que ajudarão os comandantes a ter uma perspectiva do alto em tempo real. A combinação da tecnologia avançada de drones com novas ferramentas de software ajudará a preencher a lacuna entre helicópteros e bombeiros no solo, permitindo que enfrentemos situações de risco de vida de maneira mais rápida e eficaz do que nunca”, completa.
“O programa de drones do Corpo de Bombeiros de Los Angeles faz parte de mais de 910 organizações de segurança pública nos Estados Unidos que estão implantando drones para atividades que salvam¹ vidas”, diz Romeo Durscher, Diretor de Integração de Segurança Pública da DJI. “Embora o programa mostre como os drones podem ter sucesso quando operados em grandes áreas urbanas por um grande departamento, a tecnologia de drones é valiosa para municípios de qualquer tamanho”, explica.
Organizações governamentais locais e estaduais que desejam aprender mais sobre as últimas estratégias e tendências de implantação de drones podem aprender mais acessando o documento The Day of the Drone is Here: Effectively Deploying Unmanned Aerial Technology in State and Local Government da DJI e da Government Technology.
Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0
Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.
Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.
Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).
Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.
Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos DroneShow e MundoGEO Connect:
Imagens: Divulgação