Marinha incorpora o drone Nauru 500C em missões de busca e salvamento

A aeronave é desenvolvida e fabricada no Brasil pela Xmobots

Marinha-do-Brasil-incorpora-drone-Nauru-500C-em-missoes-de-busca-e-salvamentoA Marinha do Brasil, por meio do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (Salvamar Brasil), recebeu oficialmente o drone Nauru 500C com o intuito de aprimorar as operações no litoral e em águas interiores, como mares, lagos e rios. A entrega do equipamento, realizada no dia 10 de outubro, ocorreu durante uma cerimônia no Comando da Força Aeronaval, na cidade de São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro.

Rebatizado de “RQ-2”, o sistema de inteligência, vigilância e reconhecimento reforça o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1), elevando o Sistema de Planejamento e Apoio à Decisão em Operações de Busca e Salvamento (SPAD-SAR) a um novo patamar.

O Comandante de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul, Sr. Contra-Almirante Pedro Augusto Bittencourt Heine Filho, falou sobre o recebimento:

“Será um meio de apoio, operado pela Força Aeronaval, que nos trará maior agilidade nas operações de busca e salvamento realizadas pelo SALVAMAR. Essa inovação demonstra o empenho da Marinha do Brasil em agregar novas ferramentas que contribuam para a salvaguarda da vida humana no mar”.

Essa entrega é resultado de um acordo estabelecido entre a Marinha do Brasil, a Xmobots – empresa responsável pelo desenvolvimento e fabricação do drone –, a Shell Brasil Petróleo LTDA e CLS Brasil para o desenvolvimento de tecnologias ágeis e de excelência para situações de resgate e salvamento marítimo.

Nauru 500C durante missão de patrulhamento – Imagem: Divulgação/Xmobots

“A Marinha do Brasil agora conta com uma ferramenta que amplia a cobertura em áreas de difícil acesso e garante maior eficiência na coleta de dados em tempo real, fatores essenciais para a preservação de vidas e a segurança nas operações em alto-mar, incluindo auxílio nas buscas a náufragos e pessoas em situação de perigo”,

destacou o fundador e CEO da Xmobots, Giovani Amianti, presente na cerimônia.

Tecnologia 100% nacional

O Nauru 500C é desenvolvido e fabricado no Brasil. A produção do equipamento é feita pela Xmobots, maior empresa de drones da América Latina e 6ª maior do mundo.

O drone possui uma trajetória de destaque ao ter sido o primeiro a sobrevoar a Amazônia, o primeiro com tecnologia brasileira a receber um CAVE (Certificado de Autorização de Voo Experimental) da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), e o primeiro VTOL (Vertical Take-Off and Landing) desenvolvido no país.

Nauru 500C, rebatizado de “RQ-2”, será usado em missões de busca e salvamento – Imagem: Marinha do Brasil

Pensado para operações BVLOS (Beyond Visual Line of Sight) acima de 400 pés (120 metros em relação ao solo), o Nauru 500C possui autonomia de 4 horas de voo, alcance de até 60km e velocidade de 90km/h.

Sua alta capacidade suporta um completo sistema ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance), sendo uma ferramenta de ponta em missões estratégicas voltadas à segurança e defesa.

Dentre as funcionalidades do drone, destaca-se ainda a transmissão em tempo real de imagens em RGB e infravermelho termal, por meio de câmeras acopladas ao gimbal (torreta giroestabilizada).

A inteligência artificial embarcada nos sensores permite o reconhecimento de barcos, carros e pessoas tanto no período diurno quanto noturno. Dessa forma, é possível fazer a identificação do alvo de maneira rápida e eficiente.

Outro diferencial relevante, por conta da tecnologia VTOL, é a capacidade do drone em realizar pousos e decolagens a partir de plataformas ou embarcações, permitindo que o equipamento consiga acessar áreas restritas em situações delicadas e emergentes.

Amianti ainda complementa:

“O Nauru 500C, com sua tecnologia de ponta, traz uma série de diferenciais que vão elevar as capacidades operacionais da Marinha em longos períodos e condições adversas, o que otimiza o tempo de resposta em missões críticas de busca e salvamento marítimo”.

Estiveram presentes também no evento o Sr. Contra-Almirante Ozório (DAERM – Diretoria da Aeronáutica da Marinha), o Sr. Contra-almirante Gaio (Comandante da Força Aeronaval), o Sr. Contra-Almirante Heine (Comandante de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul) e representantes da CLS Brasil, Shell e FUNDEP.

Sobre a Xmobots

Fundada em 2007, a Xmobots é uma empresa referência em tecnologia robótica, que verticaliza o desenvolvimento de veículos, hardware, software e inteligência artificial. O ecossistema de soluções integradas garante maior eficácia em processos produtivos de segmentos vitais para a humanidade, como Agro, Geo, Ambiental, Defesa e Segurança. Isso proporciona redução dos custos operacionais e aumento da produtividade sem prescindir da acurácia e qualidade. Mais informações: https://xmobots.com.br

Imagem de capa: Marinha do Brasil


A Xmobots está confirmada como expositora na feira MundoGEO Connect, DroneShow SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, de 3 a 5 de junho no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paul