Estarão presentes no 7º Fórum de Drones representantes do Ministério da Defesa, ANAC e DECEA para falar sobre a regulamentação no Brasil
Está disponível no site do Ministério da Defesa (MD) um modelo de laudo técnico – em formatos DOC e PDF – de adequação dos drones classe II e III para aerolevantamento.
O conteúdo do Laudo descreve as principais características dos sistemas sensores de médio e pequeno formato que devem ser apresentadas pelas empresas interessadas em se inscrever como Entidades Executantes de aerolevantamento, atentando para o disposto no Padrão de Exatidão Cartográfica dos Produtos Cartográficos Digitais (PEC-PCD) e na Especificação Técnica para Aquisição de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-ADGV).
Por meio do Cadastro de Levantamentos Aeroespaciais do Território Nacional, o MD organiza e disponibiliza os metadados dos aerolevantamentos realizados pelas empresas inscritas. Dessa forma, os interessados podem facilmente identificar as Entidades inscritas que possuem originais de aerolevantamento em seus acervos, e/ou possam gerar produtos decorrentes sob demanda, muitas vezes sem a necessidade de novos e dispendiosos voos para aquisição de dados.
Saiba mais: Ministério da Defesa define novos procedimentos para aerolevantamentos
Com informações de Bruno Ferreira – RASOF Topografia – e Fabrício Xavier – FXA Engenharia
7º Fórum de Drones terá Ministério da Defesa junto com ANAC e DECEA
Conhecer a legislação que regula o uso comercial de drones e entender a jornada do empreendedor no setor é essencial para quem atua ou pretende atuar nesta área com qualidade, segurança jurídica e rentabilidade.
Para quem trabalha comercialmente com drones é preciso atender às regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), bem como do Ministério da Defesa (MD) caso a empresa atue com Aerofotogrametria.
Além da presença de alguns dos maiores empresários do setor, Ministério da Defesa, ANAC e DECEA estão confirmados no 7º Fórum de Drones, que acontece no dia 26 de junho na capital paulista como parte da programação do DroneShow e MundoGEO Connect 2019.
Este 7º Fórum Empresarial de Drones – Mercado & Regulamentação apresentará dados atualizados do mercado mundial e nacional do setor, além de um panorama global e os pontos principais da atual legislação brasileira definida pelas agências reguladoras do setor.
Serão analisados os avanços tecnológicos, as novas demandas e os ajustes que a legislação poderá ter a curto, médio e longo prazos. Especial atenção será dada aos processos de fiscalização das boas práticas e aos mecanismos de orientação e punição das infrações administrativas e penais. O mediador será Emerson Granemann, fundador e atual CEO da MundoGEO.
Veja a programação completa do evento e garanta sua vaga!
Confira o vídeo oficial com os destaques da última edição do evento:
Imagem: Divulgação