Iniciativa é o primeiro rascunho em todo o mundo com o objetivo de padronizar o voo usando aeronaves remotamente pilotadas. Documento está aberto para consulta pública
Os drones já estão inseridos em nossa sociedade, em diversas áreas e com muitos benefícios, e a regulamentação varia de um país para outro. No Brasil, os drones são regulamentados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), além do Ministério da Defesa no caso de uso para aerofotogrametria.
Para dar um passo à frente na sistematização do uso de drones, a Organização Internacional de Normalização (ISO, na sigla em inglês) acaba de anunciar o primeiro esboço de uma padronização global para voos com aeronaves remotamente pilotadas.
A ISO / CD 21384-1 – Sistemas de aeronaves não tripuladas – Parte 1: Especificação Geral já está aberta para consulta pública até o dia 21 de janeiro do próximo ano.
Criada em 1947 em Genebra, na Suíça, a ISO tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas, procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A ISO promove a normatização de empresas e produtos com objetivo de manter a qualidade permanente. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064.
Dentre os objetivos da nova norma ISO para os drones estão esclarecer algumas questões técnicas e regulatórias como o “Geofence”, que define uma área proibida, por exemplo próximas de aeroportos ou de agências do governo. Também deverá estipular mecanismos mínimos de segurança para evitar acidentes causados por erro humano em todos os voos, bem como requisitos de manutenção da aeronave. Além das questões sobre legislação, deverão ser criadas também normas e exigências mínimas para especificações técnicas de equipamentos.
Caso não existam objeções na consulta pública atual, a ISO para padronização internacional de voos com drones deverá ser aprovado ainda em 2019.
DroneShow Online em dezembro
Atendendo a pedidos, para quem não conseguiu fazer alguma atividade do evento presencial DroneShow Plus, está aberta a inscrição para uma oportunidade imperdível: o DroneShow Online será realizado de 3 a 7 de dezembro e as inscrições já estão abertas com 50% de desconto para quem aproveitar a promoção!
O DroneShow Online terá um seminário de abertura – com inscrição gratuita – no qual serão apresentados números do mercado brasileiro e mundial de drones, mostrando o estágio atual e as tendências relacionadas à cadeia produtiva do setor e aplicações atuais e potenciais dos drones e da tecnologia embarcada, além de um relato do 6º Fórum Empresarial de Drones realizado recentemente. Durante a semana do evento serão oferecidos, ainda, cinco cursos online por especialistas do setor relacionados ao processamento de imagens com drones e as aplicações nas áreas de mapeamento, topografia, agricultura e inspeções na construção civil.
Todos os inscritos nos cursos poderão acompanhar o conteúdo ao vivo ou assistir depois o replay, terão acesso aos materiais apresentados e poderão participar em um grupo fechado de networking. Porém, as vagas são limitadas para garantir que será reservado um tempo ao final de cada mini-curso para responder perguntas dos participantes.