Instituto Campus Party inaugura dois laboratórios no Sul do país

Laboratórios visam promover transformação social de jovens que, de outra forma, não teriam a oportunidade de acesso a conhecimentos tecnológicos

Apresentação e demonstração do projeto piloto de entrega personalizada de refeições por droneO Instituto Campus Party (ICP), o Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), a Fogões Petrycoski, o SEBRAE, o Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, e a Prefeitura de Pato Branco anunciam a inauguração de dois Laboratórios Tecnológicos de Acesso Público, Include. O lançamento oficial dos espaços ocorrerá no dia 8 de agosto, às 9h, na Casa da Indústria em Pato Branco (PR). Na oportunidade também, o Presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, palestrará sobre como a tecnologia irá impactar o mercado de trabalho e o papel do Include nesse contexto.

Os Laboratórios visam, por meio de inovações tecnológicas e qualificação para o mercado de trabalho, promover transformação social de jovens que, de outra forma não teriam a oportunidade de acesso a conhecimentos tecnológicos diferenciados, assim como prepara-los para o empreendedorismo e ingresso ao mercado de trabalho. Em um primeiro momento, os laboratórios irão atender cerca de 100 jovens, entre 8 e 18 anos, moradores dos bairros Alvorada e Planalto.

“A implantação, em Pato Branco, dos Laboratórios do Include representa a consolidação do que se pretende em termos de aproximar, colocar em prática, estreitar os conceitos de tecnologia e inovação junto à população. Por meio dessas unidades, estruturadas com equipamentos, metodologia própria e professores especializados, entre eles, jovens dos próprios bairros que estão sendo capacitados, as pessoas poderão vivenciar, dentro do seu ambiente, do seu bairro que a tecnologia e seus componentes são instrumentos vivos para fomentar novas oportunidades”, explica o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi.

Nos próximos cinco meses, os jovens serão capacitados pelos cursos básico e opcional, com metodologia da Tron, baseada na robótica educativa. Os conteúdos do primeiro módulo abrangem desde programação; eletrônica básica; mecânica; ferramentas; robótica educacional, maker e aplicada; até conhecimento em drones. Já o segundo módulo oferece modelagem 3D; impressão 3D; e noções básicas de aplicativo. Nos dois espaços, a Internet será liberada pela Ampernet. “Queremos desmistificar a tecnologia mostrando que ela é acessível e próxima, bastando vontade, estudos e criatividade inovadora, criando perspectivas para um novo futuro aos jovens participantes”, complementa o coordenador de instrutória dos laboratórios em Pato Branco, Alexandre de Souza, conhecido nacionalmente pelo Case Monstro.

Os laboratórios de Pato Branco também serão os primeiros a receber oficinas de Empreendedorismo Criativo no formato Hands On, com foco em desenvolvimento de projetos. Essas oficinas serão ministradas pelo Sebrae e futuramente serão replicadas nos demais laboratórios Include de todo o país, aproximando os alunos do universo empreendedor e gerando novas oportunidades.

Para o presidente do IRDES, Cláudio Petrycoski, a iniciativa tem muita importância, principalmente por dar a oportunidade a jovens que, de outra forma estariam fora ou em condições de menor competitividade no mercado de trabalho. “Através do IRDES e da Fogões Petrycoski acreditamos e investimentos nesta louvável proposta da Campus Party pelas possibilidades transformadoras que representa”.

“Ter os primeiros dois laboratórios do Estado do Paraná em Pato Branco é importante para o projeto que pretende chegar a todos os estados brasileiros. E essa iniciativa só é possível com o apoio de empresários como, Cláudio Petrycoski, que nos ajudam a levar tecnologia de ponta a crianças de comunidades carentes”, complementa Francesco Farruggia.

O gerente regional do Sebrae, César Giovani Colini, complementa que o Sebrae no sudoeste sempre apostou a inovação como elemento de transformação regional, especialmente a digital que é muito forte no mundo. “É algo que tem aderência ao Projeto Include”, comenta explicando que os jovens participantes poderão ter condições de alcançar novas possibilidades empreendedoras.

Sidiane Zanin, embaixadora Include, diz que está mobilizada a colaborar por entender a importância transformadora que o Projeto Include pode gerar. “Estamos certos que cada um colaborando um pouco pode gerar um ambiente transformador”.

Processamento de Imagens de Drones

computacao em nuvem para processamento de dados de dronesO Processamento de Imagens de Drones será tema de dois cursos (básico + avançado) que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP).

O curso básico visa apresentar os processamentos digitais de imagens básicos para geração de informações em mapeamentos. Será abordado o uso de softwares para geração de dados geográficos em estrutura de nuvem de pontos, TIN, raster e curvas de nível. Recomenda-se que os alunos tenham conhecimentos sobre a obtenção de imagens por drones para aerofotogrametria.

Já o curso avançado visa apresentar técnicas de processamento de imagens mais avançadas para geração e classificação de informações geográficas de forma manual e automática. Recomenda-se que os alunos possuam conhecimentos em geração de MDS, MDT e ortomosaicos por meio de aerofotogrametria com drones.

Confira a programação completa e garanta sua vaga!