A montadora Ford está estudando um sistema para usar aeronaves não tripuladas para ajudar a guiar veículos autônomos, inclusive em aventuras off-road. Entenda
Drones lançados a partir de um veículo autônomo ajudariam a orientá-lo, mapeando a área circundante além do que os sensores do carro podem detectar. Os passageiros do veículo poderiam controlar o drone, usando o computador de bordo do carro ou o sistema de navegação.
É o que está prevendo a montadora Ford, que está estudando um sistema para usar drones que vão guiar veículos autônomos em trajetos rotineiros e também em corridas e aventuras.
“Em algum momento, as pessoas vão querer levar seu veículo autônomo para a floresta ou para fora da estrada, onde o drone poderia orientá-los”, disse Alan Hall, porta-voz do departamento de tecnologia da Ford.
Hall afirma que os drones também podem ser úteis em áreas além dos mapas digitais de áreas urbanas e suburbanas. “A ideia de usar drones saiu de uma sessão de “brainstorming” de pesquisadores e engenheiros trabalhando no veículo autônomo da Ford”, disse.
Tony Lockwood, gerente da Ford do sistema de motorista virtual e de desenvolvimento de veículos autônomos, afirma que “em última análise, os clientes se beneficiam quando nos abrimos para novas ideias e avançamos a mobilidade usando tecnologias emergentes”.
Pieter Gillegot-Vergauwen, vice-presidente de produtos da TomTom, empresa de mapeamento com sede em Amsterdã, disse que o mapeamento digital é uma das chaves para a construção de veículos autônomos. “Nós realmente esperamos utilizar drones para orientação”, disse ele durante uma visita a Detroit para um seminário patrocinado pela Microsoft.
No início deste ano, a Ford, juntamente com a fabricante chinesa de drones DJI, realizou uma competição para programadores para ver se eles poderiam ensinar um drone a voar e retornar a um veículo em movimento.
A ideia era ver se um drone poderia usar suas câmeras para guiar um veículo dentro e fora de uma área de desastre, onde comunicações e estradas foram destruídas ou interrompidas.
O plano era criar comunicações do drone para o veículo, usando a Ford Sync, a tecnologia de conexão sem fio da montadora, ou outros sistemas similares como um meio para inspecionar áreas em uma emergência.
Apenas um dos 10 participantes realmente conseguiu, com um drone lançado a partir de uma pick-up Ford F-150, que voltou depois de completar a tarefa atribuída.
Fonte: Space Daily