DroneShow lança formulário para coletar dúvidas e sugestões relacionadas ao uso de aeronaves remotamente pilotadas para aplicações comerciais no Brasil. Participe e contribua!
No dia 26 de junho acontece em São Paulo (SP) o 7º Fórum Empresarial de Drones: Mercado e Regulamentação, dentro da programação oficial da 5ª edição da DroneShow.
Este fórum apresentará dados atualizados do mercado mundial e nacional do setor, além de uma análise da atual regulamentação brasileira definida pelas agências reguladoras.
Serão apresentados os avanços tecnológicos, as novas demandas e os ajustes que a legislação precisará ter a curto, médio e longo prazos.
“Acreditamos que todos devem seguir as atuais regras, sem procurar brechas ou formas de burlar a regulamentação”, comenta Emerson Granemann, CEO da MundoGEO e idealizador da DroneShow. “Entretanto, sabemos também que a tecnologia avança rápido, bem como as demandas, cada vez mais específicas, e desta forma julgamos bastante normal que exista uma certa ‘pressão’ para que, mediante justificativas concretas que atendam as condições de segurança das operações, a atual regulamentação possa ser atualizada para determinadas condições”, conclui.
O DroneShow vem recebendo demandas da comunidade, como por exemplo voar sobre áreas urbanas utilizando paraquedas, ampliar o limite de 120 metros de altura sobre determinadas condições, otimizar a aprovação de projetos para aplicações específicas, esclarecer melhor como será feita a formação de pilotos BVLOS, ampliar o alcance da visada através colocação de luzes, entre muitas outras.
A MundoGEO está coletando mais contribuições da comunidade para serem enviadas a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo e MD – Ministério da Defesa. Elas serão compiladas e enviadas previamente às três instituições.
Após o recebimento das respostas, uma ampla divulgação das sugestões será feita nos canais de comunicação da DroneShow, bem como elas serão usadas nas discussões do 7º Fórum Empresarial de Drones.
Confira o passo a passo para enviar suas dúvidas e sugestões sobre a atual regulamentação:
Passo 1 – Antes de enviar suas dúvidas e sugestões, leia com atenção as regras atuais:
• ANAC, responsável pelo estabelecimento de regras, aprovação de projetos de aeronaves e credenciamentos de pilotos
– RBAC E 94
• DECEA, responsável em autorizar cada operação
– ICA 100 40: Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas e o Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro
– AIC-N 23/18: Regulamenta o acesso de aeronaves remotamente pilotadas ao espaço aéreo brasileiro com uso exclusivamente voltado às operações dos Órgãos ligados aos Governos Federal, Estadual ou Municipal
– AIC-N 24/18: Regulamenta os procedimentos e responsabilidades necessários para o acesso ao espaço aéreo brasileiro por aeronaves remotamente pilotadas, com uso exclusivamente voltado às operações dos Órgãos de Segurança Pública (OSP), da Defesa Civil (DC) e de Fiscalização da Receita Federal do Brasil (RFB)
• MD, entidade que regula o registro de empresas e controla cada operação de aerolevantamentos usando aviões tripulados e drones
– Portaria Normativa Nº 101/GM-MD, de 26 de dezembro de 2018
Passo 2 – Envie no formulário suas dúvidas e sugestões a ANAC, DECEA e MD, identificando-se e registrando com clareza e objetividade suas contribuições. Ao postar mais que uma dúvida ou sugestão, favor numerar (somente serão aceitas contribuições até 31 de março):
Programação do 7º Fórum Empresarial de Drones: Mercado e Regulamentação
8h30 às 9h30 – Tamanho do mercado de drones no Brasil e no Mundo
– Emerson Granemann – CEO da MundoGEO e idealizador da DroneShow
9h30 às 10h30 – Novas demandas para uso de drones no mapeamento, inspeções, agronegócios e logística
– Lucas Florêncio Queiróz de Oliveira – CEO da AL Drones
– Giovani Amianti – CEO da Xmobots
– Emilio Hoffmann – CEO da H3 Dynamics
– Samuel Salomão – CEO da SMX
10h50 às 11h50 – Novidades na legislação do setor de drones levando em conta as demandas, os avanços tecnológicos e a garantia de segurança das operações
– Roberto Honorato – Superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil
– Coronel Jorge Vargas – Chefe da Divisão de Coordenação do DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo
– Representante do Ministério da Defesa
11h50 às 12h30 – Debate com empresários e órgãos reguladores do setor
Conheça a programação completa (100 palestras e 230 horas de conteúdo) e faça sua inscrição antecipada no Fórum e nas demais atividades (cursos e seminário) do evento. Veja também os expositores e marcas já confirmados na feira.
Confira um resumo de como foi a última edição do DroneShow:
Mais informações:
Email atendimento@mundogeo.com
Telefones (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848