Colaboração entre as duas empresas espera conquistar uma fatia de mercado de centenas de milhões de dólares na próxima década
A Israel Aerospace Industries (IAI) assinou um contrato inédito com a empresa brasileira Santos Lab, de uso de drones e recursos analíticos avançados para aplicações de agricultura de precisão em larga escala.
Segundo o contrato, a IAI fornecerá os sistemas de drones e analisará os dados coletados. A Santos Lab vai operar o drones BirdEye 650D, que inclui um sensor hiperespectral, num projeto único da IAI para o mercado da agricultura de precisão. Ele será utilizado para gerar relatórios nas áreas de cultivo de larga escala. A expectativa é que o acordo traga centenas de milhões de dólares na próxima década.
O drone BirdEye 650D executará missões agrícolas em vastas áreas com a utilização de operações além da linha de visada (BVLOS). O veículo não tripulado capta dados sobre a saúde de diversas culturas, como soja, cana-de-açúcar e algodão.
Numa próxima etapa, posterior ao tratamento dos dados capturados, as informações adequadas servirão de base para relatórios que fornecerão uma análise acurada das plantações e condições do solo.
Os dados relevantes estarão disponíveis para os clientes por meio de uma solução dedicada com resultados de alta precisão, graças à tecnologia hiperespectral, que permite identificar à nível laboratorial, com altíssima resolução e qualidade, as condições de uma plantação. O serviço deve começar a operar no final de 2019.
Moshe Levy, vice-presidente executivo da IAI e gerente geral do Grupo de Aeronaves Militares da empresa, declarou: “A IAI tem mais de 40 anos de experiência com VANTs, com ênfase para aplicações militares. O uso de nossos sistemas para aplicações agrícolas é um bom exemplo de como pretendemos comercializar nosso know-how para ampliar nossas ofertas. A IAI oferece a capacidade de combinar tecnologias militares com aplicações comerciais somada à habilidade única da IAI de voar VANTs no espaço aéreo civil. A colaboração com a Santos Lab é muito bem-vinda, pois deverá descortinar novas oportunidades para nós”.
Gabriel Klabin, CEO da Santos Lab, declarou: “A cooperação entre duas empresas de tecnologia como a IAI e a Santos Lab tem por meta trazer ao mercado agrícola brasileiro uma ferramenta capaz de mudar os meios essenciais de monitorar o desenvolvimento da agricultura. Esse sistema permitirá aos agricultores tomar decisões conscientes para melhor administrarem suas plantações, trazendo mais eficiência ao setor e introduzindo a agricultura de precisão em escala industrial no campo brasileiro. O emprego dessa tecnologia pode ter um impacto positivo sobre todo o ciclo de produção e consumo de alimentos, inclusive, possibilitando que a população tenha um custo reduzido na compra do alimento que vai à mesa do brasileiro, e isso é apenas o começo”.
Drones na Indústria 4.0
Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.
Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.
Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).
Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição:
Imagens: Divulgação