Empresas de Brasil e Israel firmam parceria em Agricultura de Precisão

Colaboração entre as duas empresas espera conquistar uma fatia de mercado de centenas de milhões de dólares na próxima década

drone BirdEye 650DA Israel Aerospace Industries (IAI) assinou um contrato inédito com a empresa brasileira Santos Lab, de uso de drones e recursos analíticos avançados para aplicações de agricultura de precisão em larga escala.

Segundo o contrato, a IAI fornecerá os sistemas de drones e analisará os dados coletados. A Santos Lab vai operar o drones BirdEye 650D, que inclui um sensor hiperespectral, num projeto único da IAI para o mercado da agricultura de precisão. Ele será utilizado para gerar relatórios nas áreas de cultivo de larga escala. A expectativa é que o acordo traga centenas de milhões de dólares na próxima década.

O drone BirdEye 650D executará missões agrícolas em vastas áreas com a utilização de operações além da linha de visada (BVLOS). O veículo não tripulado capta dados sobre a saúde de diversas culturas, como soja, cana-de-açúcar e algodão.

Numa próxima etapa, posterior ao tratamento dos dados capturados, as informações adequadas servirão de base para relatórios que fornecerão uma análise acurada das plantações e condições do solo.

Os dados relevantes estarão disponíveis para os clientes por meio de uma solução dedicada com resultados de alta precisão, graças à tecnologia hiperespectral, que permite identificar à nível laboratorial, com altíssima resolução e qualidade, as condições de uma plantação. O serviço deve começar a operar no final de 2019.

As equipes da IAI e Santos Lab (Imagem: IAI)

As equipes da IAI e Santos Lab (Imagem: IAI)

Moshe Levy, vice-presidente executivo da IAI e gerente geral do Grupo de Aeronaves Militares da empresa, declarou: “A IAI tem mais de 40 anos de experiência com VANTs, com ênfase para aplicações militares. O uso de nossos sistemas para aplicações agrícolas é um bom exemplo de como pretendemos comercializar nosso know-how para ampliar nossas ofertas. A IAI oferece a capacidade de combinar tecnologias militares com aplicações comerciais somada à habilidade única da IAI de voar VANTs no espaço aéreo civil. A colaboração com a Santos Lab é muito bem-vinda, pois deverá descortinar novas oportunidades para nós”.

Gabriel Klabin, CEO da Santos Lab, declarou: “A cooperação entre duas empresas de tecnologia como a IAI e a Santos Lab tem por meta trazer ao mercado agrícola brasileiro uma ferramenta capaz de mudar os meios essenciais de monitorar o desenvolvimento da agricultura. Esse sistema permitirá aos agricultores tomar decisões conscientes para melhor administrarem suas plantações, trazendo mais eficiência ao setor e introduzindo a agricultura de precisão em escala industrial no campo brasileiro. O emprego dessa tecnologia pode ter um impacto positivo sobre todo o ciclo de produção e consumo de alimentos, inclusive, possibilitando que a população tenha um custo reduzido na compra do alimento que vai à mesa do brasileiro, e isso é apenas o começo”.

Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

Instagram-Imagem-Post-B2Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição:

Imagens: Divulgação