Empresas brasileiras usam drones para prospectar terrenos e reduzir custos

Além da construção civil, outros setores estão utilizando a tecnologia como alternativa para a diminuição de despesas e ganho em assertividade

droneRealizar análises antes de comprar um terreno ou construir um empreendimento já é realidade de muitas empresas do ramo de construção civil, principalmente a imobiliária. Contudo, esses estudos podem gerar custos altos iniciais apenas para a entender as características de uma área.

Com objetivo de reduzir os investimentos preliminares dos projetos, empresas como MRV, Pacaembu, HM Engenharia e Vitta Residencial já utilizam drones para o agilizar o processo construtivo.

O valor do trabalho de uma equipe de topografia pode chegar a custar em torno de R$1.400,00 por dia, variando de acordo com a extensão do terreno. Multiplicando este valor pela quantidade necessária de dias ou até semanas para a realização de todo o serviço, o preço final acaba sendo maior do que o esperado.

Considerada umas das etapas mais importantes para garantir a viabilidade do negócio, com o uso de drone aliado à plataforma Site Scan da 3DR, é possível obter informações preciosas sobre o terreno, a partir de um voo simples sobre a área. Dados sobre curvas de nível, modelos de elevação, porcentagem de mata nativa, existência de córregos e etc.

Segundo o CEO da Smart Sky Consulting, Chase Olson, a utilização de drones resulta em dados mais assertivos e que facilitam o processo de decisão de compra. “Além do ganho de qualidade e precisão com as imagens aéreas, a economia gerada pela tecnologia evita que as empresas contratem os trabalhos de topografia para as projeções iniciais. O ganho de tempo também é relevante, já que antes os serviços levavam dias ou semanas e, com os drones, passam a ser executados em poucas horas”, ressalta Olson.

A utilização de drones para a prospecção de terrenos tem se tornado uma prática por muitas empresas, também em outras etapas de construção. A notoriedade nacional se dá principalmente pela qualidade das imagens aéreas, fazendo com que muitos investissem em frotas de drone, treinamentos específicos para operações e softwares de processamento e armazenamento para os dados coletados.

A Smart Sky é um hub de tecnologias que realiza a criação de novos métodos de implantação de drones em departamentos internos das empresas que desejam usufruir dessa tecnologia. Através de parcerias, a Smart Sky ensina a escalar o uso dessas pequenas aeronaves em toda a companhia, otimizando os processos internos e gerando mais lucratividade.

Smart Sky Consulting confirmada no DroneShow 2020

Smart Sky Consulting confirmou sua participação como expositora no DroneShow MundoGEO Connect 2020, que acontece de 19 a 21 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

A Smart Sky Consulting é uma empresa sediada em Curitiba (PR), com filial em São Paulo (SP), que reúne competências e habilidades para prestar consultoria de transformação digital através de pesquisa operacional (PO) e implantação de tecnologias e soluções com drones. Com aplicação em diversos mercados, visa prover um ciclo de inteligência espacial por meio de planejamento, observação aérea e análise de Big Data em todas as etapas da engenharia. Dessa maneira, proporciona uma visão profunda dos ativos e aumenta o poder de decisão dos seus clientes.

Qual o modelo de negócio mais adequado para atuar com Drones?

Em março passado foi realizada a palestra online Drones: Você tem o modelo de negócio mais adequado?, com apresentação de Chase Dixon Olson, CEO da Smart Sky Consulting. Assista o replay na íntegra e conheça requisitos e diferenças ao atuar com drones em diferentes setores: construção, mineração, agricultura, inspeções, segurança e outros.

Estande da Smart Sky Consulting na última edição do DroneShow e MundoGEO Connect

Estande da Smart Sky Consulting na última edição do DroneShow e MundoGEO Connect

O apoio da Smart Sky Consulting ao DroneShow e MundoGEO Connect comprova a confiança dos expositores na força do mercado de drones e geotecnologia.

Soluções Inovadoras para Mercados Verticais

Estão abertas as inscrições no DroneShow MundoGEO Connect 2020 com o tema Soluções Inovadoras para Mercados Verticais. O evento apresenta as aplicações das geotecnologias e drones na Agricultura, Florestas, Construção, Smart Cities, Segurança, Defesa, Utilities, Mineração, Óleo e Gás, Energia, Logística, Meio Ambiente, Transportes e Infraestrutura em geral. Conheça a programação completa e garanta sua vaga!

droneshow e mundogeo connect 2020 solucoes inovadoras para mercados verticais

Será um verdadeiro festival de atrações: várias arenas com apresentações inovadoras, uma grade com cursos básicos, avançados e práticos, seminários e fóruns temáticos, espaço para experimentação de tecnologias 3D, premiação dos melhores projetos, lugar para encontros agendados para geração de negócios e troca de experiências, além da maior feira do setor nas Américas em número de visitantes, onde estarão presentes os principais desenvolvedores, fabricantes, distribuidores, fornecedores de tecnologia e prestadores de serviços do setor. Veja quem já reservou seu lugar na feira.

Confira um resumo de como foi a última edição do MundoGEO Connect e DroneShow, que contou com 3.800 participantes, 120 marcas, 200 palestrantes e 40 atividades:

Imagem: Divulgação