Qual o impacto dos Drones na segurança e no mapeamento das cidades?

Saiba como esse tipo de aeronave não tripulada está revolucionando as estratégias dos setores de segurança e georreferenciamento brasileiros

Por: Carolina Flor. Crédito da imagem: Oleksandr Pidvalnyi da Pexels.com

drones nas cidadesOs drones, quando surgiram, eram utilizados somente para fins de distração e divertimento. Você se lembra que muitas pessoas até costumavam chamá-los de “brinquedos voadores”?

Pois é, quem diria que, hoje, esses “brinquedos” não só receberiam da Agência Nacional de Aviação Civil o título de “aeronaves não tripuladas”, como se tornariam altamente relevantes na sociedade?

É, os drones estão, cada vez mais, conseguindo revolucionar as estratégias de diversas empresas de segurança e georreferenciamento. Até no setor público as aeronaves já são utilizadas para diversos fins.

Isso tanto é verdade que até já podemos considerar os drones como uma das principais ferramentas que vêm sendo utilizadas nesses setores.

Mas… será que você que está lendo este texto conhece todas as utilidades que essa aeronave pode ter, tanto na segurança como no mapeamento georreferencial? Continue lendo o post e descubra você mesmo!

Os drones e a segurança

Os drones podem ser utilizados de diversas maneiras dentro do setor de segurança como, por exemplo, para a avaliação de catástrofes, para uma cobertura mais abrangente de grandes áreas, para a pulverização de plantações, para o monitoramento de propriedades e até mesmo para serviços de babá.

A seguir, vamos ir destrinchando as principais.

Primeiramente, um dos principais benefícios da utilização de drones pela indústria de segurança é a capacidade de cobrir faixas mais longas de terra do que o pessoal da segurança humana.

Isso possibilita o monitoramento em tempo real com imagens de alta resolução e permite alocar equipes no caso de identificação de movimentações suspeitas. E, diferente de uma estratégia de segurança em terra, os drones têm total facilidade para atingir e monitorar áreas de difícil acesso.

E assim como os drones podem ser utilizados no monitoramento de propriedades, também podem ser utilizados para monitorar crianças ou animais de estimação. Este “serviço de babá”, como costuma ser denominado, fornece uma forma adicional de segurança facilmente aplicada no setor de segurança privada.

Outra utilidade do drone é a marcação de suspeitos. A aeronave pode ser equipada com um pacote de tintas brilhantes que não podem ser lavadas facilmente, semelhantes às utilizadas por bancos.

Aí, é só fazer com que o drone passe por cima do suspeito e jogue em cima dele a tinta. Isto irá tornar mais fácil para a polícia encontrar e prender o criminoso se ele empreender fuga.

A detecção térmica é outra utilidade dos drones na indústria de segurança. Por meio do poder de um software que usa o aprendizado da máquina para gerar imagens térmicas dos intrusos, as aeronaves podem utilizar esse recurso para seguir os agressores. Esta aplicação é muito útil em casos de monitoramento à noite.

Em relação às utilidades de pulverização de plantações e análise de catástrofes, o drone mostra-se como um grande aliado por reduzir consideravelmente os custos que essas atividades demandariam, caso tivessem que ser feitas por equipes em terra.

Ou seja, os drones possuem uma elevada capacidade de automatizar a segurança para trazer agilidade e ainda colaborar com a polícia no trabalho de detenção e combate dos mais variados tipos de crimes.

De acordo com especialistas, o futuro dos drones no setor de segurança está apenas começando e vale a pena explorar todas as oportunidades disponíveis.

Os drones e o mapeamento de bairros

O mapeamento aéreo de bairros com drones é realizado por meio de imagens e de um processo estéreo fotogramétrico, onde é formada uma nuvem de pontos com a altimetria do terreno.

Por meio desse sistema, é possível realizar várias ações, tais como medir distâncias e áreas, calcular volumes e processar as curvas de nível com a altimetria do terreno, assim como a hidrografia, os declives e as exposições ou a radiação solar incidente.

Órgãos públicos já começaram a utilizar o drone para o mapeamento de bairros. Por meio desses mapeamentos, é possível analisar a real situação de cada localidade e descobrir medidas mais efetivas para combater os problemas e ressaltar as qualidades, como as belezas naturais.

Recentemente, os drones têm sido, inclusive, muito usados no combate à dengue, mapeando criadouros do aedes aegypti e identificando quais áreas têm mais risco de proliferação dessa e de outras doenças causadas pelo mosquito.

Com essa tecnologia, setores privados também têm conseguido minimizar custos relacionados ao mapeamento de bairros. No setor imobiliário, por exemplo, o drone tem se mostrado muito útil durante o trabalho de corretores na oferta de aluguel de apartamentos em Curitiba.

É muito comum pessoas que buscam apartamentos e casas para alugar ou comprar quererem conhecer mais a vizinhança e, por meio do mapeamento de bairros realizado pelos drones, os corretores imobiliários têm uma facilidade a mais na hora de oferecer esse serviço.

A título de explicação, nós citamos como exemplo o mercado imobiliário do Paraná devido ao grande crescimento desse setor por lá, principalmente em relação ao aluguel em Curitiba.

Graças a várias tecnologias como o uso de drones no mapeamento de bairros, imobiliárias, incorporadoras e sites de imóveis têm logrado êxito na busca por clientes para fechar contratos de aluguel de apartamentos em Curitiba, bem como também de casas para alugar.

Considerações finais

Seja no setor de aluguel em Curitiba, seja em outros setores como o de segurança pública, o uso de drones para os mais variados fins tem impactado de forma muito positiva nas estratégias de empresas privadas e de órgãos públicos.

Ainda que os drones não sejam suscetíveis a assumir as funções de substituição de pessoas, essas aeronaves não tripuladas podem ser ativos muito valiosos para combater crimes, alavancar vendas e melhoarar a vida da população de um bairro, de uma cidade e até mesmo de uma nação.

Uma vez usados de forma adequada, respeitando as leis e as regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil, os drones podem fazer parte de qualquer política pública ou ação comercial. Basta escolher a melhor forma de utilizar a aeronave e usufruir dos benefícios a que se tem direito.

Se você achou o post interessante e também pensa em se aventurar no universo de possibilidades que circunda todos os benefícios e utilidades que o uso de drones tem a oferecer, compartilhe a postagem nas redes sociais e leve junto com você seus amigos, familiares e entusiastas nessa trilha!

Por dentro do mercado de Drones

Os drones já estão inseridos e estarão cada vez mais presentes na sociedade.

Durante a feira DroneShow 2018, maior evento de drones da América Latina que acontece de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP), especialistas irão orientar os participantes a trabalharem dentro das regras.

Confira a programação completa e veja como foi a última edição, que reuniu mais de 3 mil participantes: