DJI e Flir anunciam novo sensor duplo ótico e termal

Novidades trazem diversas possibilidades para uso de drones em situações de risco e para customizações de plataformas

A DJI Enterprise – divisão corporativa da fabricante chinesa – realizou um evento empresarial na última quarta-feira (28/3) para apresentar o novo sensor duplo Zenmuse XT2 ótico e termal, além do adaptador aberto DJI Skyport para adição de módulos personalizados e customizados em drones.

Zenmuse XT2

zenmuse xt2Compatível com os drones das séries Matrice 200 e Matrice 600 Pro, a solução Zenmuse XT2 da DJI foi desenvolvida em parceria com a empresa de tecnologia de imagens FLIR Systems e promete transformar as aeronaves em uma ferramenta avançada para diversos setores da indústria. O equipamento é vendido com lentes de 9, 13, 19 ou 25 milímetros.

O Zenmuse XT2 traz um sensor de imagens convencional com 12 MegaPixel de resolução que captura imagens em 4K e um sensor extra capaz de capturar imagens termais nas resoluções 640×512 e 336×256. Isso torna os drones equipados com esta tecnologia uma poderosa ferramenta em situações de risco, como em incêndios e resgates, além de diversos setores da indústria, como agricultura e construção civil.

Graças à tecnologia da FLIR Systems, o drone equipado com o Zenmuse XT2 é capaz de unir imagens dos dois sensores com a tecnologia FLIR MSX. O dispositivo permite, ainda, o uso de dois modos de voo especiais: o QuickTrack – que centraliza a câmera em uma área selecionada – e o HeatTrack – que busca automaticamente altas assinaturas de calor -, tornando o aparelho essencial em situações perigosas, como resgates por exemplo.

Skyport

skyport da djiO adaptador SkyPort, compatível com a linha Matrice 200, permite às empresas criar módulos externos e adaptá-los aos drones, tirando o máximo proveito das funcionalidades oferecidas pela DJI e minimizando o trabalho na integração entre hardware e software.

Com objetivo de facilitar a vida de quem modifica os produtos da companhia para fins empresariais, no site da DJI já é possível encontrar alguns módulos personalizados para serem usados em drones compatíveis com o SkyPort, como os sensores Slantrange 3PX e Sentera AGX710, voltados para o setor agrícola.

Na ocasião, a DJI também anunciou o lançamento de uma SDK aberta para que os desenvolvedores possam criar, juntamente com o Skyport, soluções customizadas que atendem às particularidades de cada empreendimento.

Por dentro do mercado de Drones

Os drones já estão inseridos e estarão cada vez mais presentes na sociedade.

Durante a feira DroneShow 2018, maior evento de drones da América Latina que acontece de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP), especialistas irão orientar os participantes a trabalharem dentro das regras.

Confira a programação completa e veja como foi a última edição, que reuniu mais de 3 mil participantes: