A DJI, uma das empresas líderes globais em tecnologia aérea não tripulada, revelou recentemente a nova série de drones Matrice 200 (M200), projetada para usuários profissionais realizarem inspeções aéreas e coletar dados, tornando a tecnologia de drone uma ferramenta acessível e fácil de usar
A estrutura dobrável da série M200 é fácil de transportar e fácil de montar, com um corpo resistente à intempéries e à água, ideal para operações de campo.
A série M200 oferece a primeira montagem da DJI de gimbal voltada para a parte superior, liberando a parte inferior para a inspeção de pontes, torres e outras estruturas.
É compatível com as câmeras X4S e X5S da DJI, bem como a câmera de zoom de alta potência Z30 e a câmara XT para imagens térmicas. Possui uma câmera de visualização em primeira pessoa voltada para a frente, permitindo que um piloto e um operador de câmera monitorem imagens separadamente em controladores duplos.
Suas características de segurança incluem sensores para evitar obstáculos voltados para a frente, para cima e para baixo, bem como um receptor ADS-B para informações de tráfego de aeronaves nas proximidades. Com uma configuração de bateria dupla, a plataforma M200 pode voar por até 35 minutos com uma câmera montada.
“Drones tornaram-se rapidamente uma parte padrão do conjunto de ferramentas empresariais e os usuários industriais passaram a confiar na tecnologia DJI para coleta eficiente de dados aéreos”, disse Paul Guo, diretor de soluções empresariais da DJI. “Com a série M200, a DJI introduz uma solução holística projetada especificamente para esses usuários. Estamos revolucionando os fluxos de trabalho profissionais, tornando possível usar sensores avançados em várias combinações para fazer tarefas sofisticadas, como inspeções em pontes, levantamentos topográficos e missões de busca e resgate, mais fáceis, seguras e confiáveis do que nunca “.
A série M200 é projetada para profissionais que usam drones para uma coleta de dados aérea mais precisa, eficiente e segura. Exemplos de aplicações da indústria incluem inspeções de infraestrutura crítica, monitoramento de instalações de energia, mapeamento de construções, segurança pública, entre outras.
Mais informações sobre os aplicativos do M200 estão disponíveis aqui: http://www.dji.com/matrice-200-series/applications
Versões Standard e Pro
A série M200 vem em três versões. O M200 padrão é equipado com uma montagem do gimbal virada para baixo. Já o M210 abre-se para várias configurações de carga útil – uma única montagem de gimbal voltada para baixo, dois paralelos virados para baixo ou uma montagem virada para cima. O M210 possui portas de conectividade adicionais para suportar sensores e acessórios de terceiros, e tem a capacidade de suportar sensores adicionais no futuro e carga adicional pode ser montada em cima da aeronave. Por sua vez, o M210 RTK está disponível com módulos D-RTK para navegação de precisão centimétrica.
Segurança e confiabilidade
Com uma classificação IP43, a série M200 é construída para suportar ambientes adversos. A aeronave está equipada com mais de 20 sensores internos para máxima redundância e confiabilidade, incluindo bússola, sistema GPS, unidades duplas de medição de inércia (IMUs) e três barômetros. Os controladores do gimbal foram integrados ao corpo da aeronave para proteção e para evitar deriva. A aeronave possui dois sistemas de visão estéreo, abaixo e na frente da aeronave, e tem um sensor infravermelho virado para cima para evitar obstáculos. Um sistema de bateria redundante melhora a segurança e também permite que a embarcação permaneça recebendo energia enquanto as baterias são trocadas em sequência.
A série M200 inclui o DJI AirSense, um receptor ADS-B integrado que aumenta a segurança do espaço aéreo, fornecendo automaticamente ao operador informações em tempo real sobre a posição, altitude e velocidade de aeronaves tripuladas próximas equipadas com transmissores ADS-B. O AirSense permite um uso mais seguro e eficiente do espaço aéreo, particularmente em locais onde outras aeronaves – tripuladas ou não – podem estar operando.
A série M200 também é equipada com um controlador de voo integrado, com duas IMUs e uma unidade GNSS, com sistemas adicionais de redundância analítica. Trabalhando junto com algoritmos avançados de diagnóstico, pode facilmente mudar de um IMU para o outro para manter a confiabilidade e precisão.
Gestão de Voo
Além da aplicação DJI GO 4, a série M200 suporta o novo aplicativo DJI Pilot, projetado especificamente para usuários corporativos, otimizando a experiência do usuário e o desempenho do voo. Os usuários também podem planejar voos através do aplicativo GSI da DJI, que usa uma interface concisa para estabelecer missões de voo complexas com apenas alguns toques.
A série M200 é compatível com o Mobile and Onboard Software Development Kit (SDK) da DJI, permitindo que os programadores construam soluções personalizadas para planejamento de voo, coleta de dados e análise.
Recursos de Voo Inteligentes
A visão de computador da série M200 permite modos de vôo inteligentes para ajudar na coleta de dados. Esses recursos estão disponíveis para vários sensores DJI, permitindo fotos avançadas, como o zoom durante o rastreamento de um objeto:
• Spotlight – para bloquear a câmera em um objeto durante o voo, enquanto a aeronave se move livremente
• Ponto de Interesse – circular em torno de um objeto, para obter uma órbita suave
• Tripé – para ajustar a posição e o ângulo para enquadramento de posição e navegação segura em ambientes estreitos
• ActiveTrack – para seguir uma pessoa ou um objeto ao mantê-lo no frame
O M200, o M210 eo M210 RTK estão disponíveis para pré-encomenda a partir de concessionários oficiais da DJI Enterprise e começarão a ser comercializados no segundo trimestre de 2017. Os detalhes de preços e informações sobre onde comprar a série M200 serão anunciados oportunamente. Para obter mais informações sobre a série M200, consulte aqui: http://www.dji.com/matrice-200-series/
Com informações da DJI