Confira as novidades que serão apresentadas no DroneShow e MundoGEO PLUS

Evento contará com Mostra de Tecnologia com entrada gratuita, com os principais lançamentos de produtos, geotecnologias e soluções para o mercado de drones

Entre 5 e 7 de novembro ocorre no Hotel Meliá Ibirapuera, o DroneShow e MundoGEO Connect PLUS, evento que terá uma Mostra de Tecnologia com entrada gratuita de drones, soluções e tecnologia embarcada com a presença de importantes empresas do setor como a Santiago & Cintra Geo-tecnologias, Horus Aeronaves e Leica Geosystems.

A entrada da mostra é livre e os interessados podem realizar sua inscrição antecipadamente por meio do link https://droneshowla.com/plus/mostra.

A feira reúne também o 8º Fórum Empresarial de Drones, além de 10 cursos avançados, 3 práticos e dois fóruns inéditos, o 1° Fórum de Observação da Terra – Soluções e Aplicações; e o 1º Fórum de Soluções Geoespaciais para Smart Cities. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site https://droneshowla.com/plus.

Confira algumas das novidades que serão apresentadas na Mostra de Tecnologia:

Primeiro Drone Híbrido Brasileiro

lancamento xmobotsA XMobots apresenta na Mostra o primeiro drone híbrido brasileiro, o Nauru 500C, que tem como objetivo inovar a coleta de dados em grandes áreas agrícolas e ambientais, entre outras. Desenvolvido sob demanda para o setor de celulose, que na época da estiagem sofre grandes prejuízos causados por incêndios florestais, o equipamento que pesa 25 quilos possui autonomia de 4 horas de voo, podendo percorrer distâncias num raio máximo de 60 quilômetros e mapear até 16.000 hectares em um único voo.

O Nauru 500C é considerado híbrido por incorporar a tecnologia VTOL (Vertical Take-Off and Landing) em seu sistema de pouso e decolagem, ou seja, decola e pousa na vertical e ao atingir a altura de 80 metros assume as características de voo linear de um VANT de asa fixa. Além disso, vem equipado com um sistema de sensores estabilizados que podem transmitir, em tempo real, vídeo HD nos espectros visível e termal para a tela da estação de controle monitorada pelo operador.

Tecnologia para inspeção em grandes construções e obras

A Santiago & Cintra Geo-tecnologias traz para o Drone Show Plus sua linha profissional de asa fixa e multirotor (RTK/PPK), como o Matrice 200 Séries, um drone de alto desempenho da linha DJ Enterprise, que reúne um resistente design e personalização simplificada para servir como solução a uma vasta gama de aplicações industriais. O equipamento possui motores emparelhados com hélices de 17 polegadas que garantem vôo estável em ventos fortes.

phantom 4 rtkA empresa apresenta também, o módulo Phantom 4 RTK, que concede dados de posicionamento cinemático em tempo real com precisão centimétrica rendendo exatidão absoluta. O produto é capaz de otimizar a segurança de voo, ao mesmo tempo que garante precisão absoluta dos dados coletados para processos complexos de levantamento, mapeamento e inspeção. Integrado ao sistema Timesync é possível alinhar continuamente o controlador de voo, a camêra e o módulo RTK, além disso, garante que cada foto use metadados mais precisos. O drone vem com sensor CMOS de 1.2 polegada e 20 megapíxels e alcança uma distância de amostra do solo (GSD) de 2,74 cm a 100 metros de altitude de voo.

E por último, o eBee X, um VANT de asa fixa da senseFly. O equipamento é completo para mapeamento de áreas, ampla cobertura, reconstruções 3D, alta qualidade de imagens, criação de mapas térmicos e segurança na coleta de dados. O eBee X vem com novas travas nas asas que garantem maior segurança de voo, graças a tecnologia Endurance Extension e possui autonomia de 1h30min de voo, além da exclusiva câmera S.O.D.A. 3D, permitindo maior precisão e alta tecnologia. Além disso, a marca também apresenta a linha completa Pix4D, o software de processamento de imagens de drones mais utilizado do mercado e distribuído com exclusividade. Serão apresentados os módulos Pix4DMapper, Pix4DFields e Pix4DBIM.

Drones para mapeamento no agronegócio

maptor agA Horus Aeronaves, empresa que desenvolve soluções com tecnologia própria e nacional para mapeamento aéreo com drones, traz para a feira seus modelos já conhecidos como:

Maptor Agro: drone automático com autonomia de até 60 minutos para monitorar as atividades do Agronegócio. Com um sistema simplificado de operação e câmera multiespectral embarcada, este drone é um excelente aliado no mapeamento de precisão, identificando falhas, gerando informações, economizando recursos. Com fabricação 100% nacional, 1 metro de envergadura e em fibra de carbono, sua decolagem é via catapulta e pouso linear.

Verok RTK: drone de alta potência, segurança e precisão. Sua versatilidade é o carro-chefe, pois permite a troca de câmeras e sensores de acordo com a demanda do mapeamento aéreo. As câmeras que podem ser embarcadas são: RGB, NIR, Multiespectral e Hiperespectral. Permite embarcar também o Sistema RTK/PPK da Horus. Ou seja, todo tipo de mapeamento aéreo com imagens georreferenciadas pode ser realizado com este drone. O Verok possui autonomia de até 2 horas de voo, 1,7 metros de envergadura, GSD de até 1,3 cm/pixel.

Além disso, a empresa apresenta a Tecnologia HS (Hot Spot) – sistema pós-processado de correção no georreferenciamento das imagens capturadas – embarcada nos drones Horus para geração de mapas com alta precisão, sem a necessidade de pontos de controle em solo. Esse sistema é composto por uma base de topografia estática e pelo VANT (rover) com o GPS específico integrado. Ambos coletam os dados de satélites e agrupam as informações em forma de um log de dados. E o melhor, a Tecnologia HS foi desenvolvida para ser integrada também com as bases RTK já existentes no mercado, facilitando a utilização desse sistema, com a mesma garantia de precisão no georreferenciamento com drones.

Soluções para captura da realidade em 3D

A Leica Geosystems traz para a feira suas soluções com destaque para recém lançado BLK2GO, um scanner a laser de imagem portátil sem fio que captura perfeitamente ambientes 3D enquanto o usuário está em movimento e cria continuamente uma representação digital da realidade na forma de nuvens de pontos 3D. O equipamento foi projetado para digitalizar espaços complexos com eficiência e velocidade sem precedentes, graças às tecnologias LiDAR, SLAM (localização e mapeamento simultâneos) e de computação de ponta, que permitem que pesquisadores, profissionais e usuários expandam seus recursos de captura de realidade.

rtc360A empresa traz também o RTC360, um scanner a laser que torna a captura da realidade 3D mais rápida, com uma taxa de medição de até 2 milhões de pontos por segundo e um sistema avançado de imageamento HDR. A solução combina com eficiência, o scanner a laser 3D de alto desempenho RTC360, o aplicativo para dispositivos móveis Leica Cyclone FIELD 360 de última geração para registro automático dos escaneamentos em tempo real e o software de escritório Leica Cyclone REGISTER 360 que integra facilmente o modelo 3D no seu fluxo de trabalho.

Outro destaque é o BLK360, o menor e mais leve scanner de imagens a laser disponível no mercado. Com o produto é possível capturar o mundo ao seu redor com imagens panorâmicas coloridas sobrepostas em uma nuvem de pontos de alta precisão. O aplicativo filtra e registra dados de escaneamento em tempo real. Após a captura, o aplicativo móvel ReCap Pro permite a transferência de dados em nuvem de pontos para vários aplicativos CAD, BIM, VR e AR. A integração do software BLK360 e Autodesk simplifica drasticamente o processo de captura de realidade, abrindo assim essa tecnologia para indivíduos que não sejam da área de topografia.

Mappa: Plataforma online de processamento de imagens de drones

Além dos drones, a Horus traz para a mostra a plataforma on-line Mappa para processamento de imagens com drones, que utiliza algoritmos inteligentes próprios para análises agronômicas, que podem ser acessados no computador, tablet ou smartphone. Assim, ao invés de ficar limitado a um hardware e processar um mapa por vez, com a Mappa, o usuário pode processar vários mapas em paralelo sem perder em qualidade, aumentando a sua produtividade. Na Mappa, pode-se processar desde ortomosaico, MDT e curvas de nível até Índices de Vegetação como NDVI, NDRE e SAVI.

Mostra de Tecnologia do DroneShow PLUS tem entrada gratuita

Na mostra de tecnologia para negócios as empresas poderão mostrar suas soluções através de produtos e serviços. Serão organizadas também rodadas de negócios, mediante agendamento antecipado entre os visitantes do evento.

Já está aberto o pré-cadastro para visitação gratuita na mostra de tecnologia! Várias empresas dos setores de drones e geotecnologias já confirmaram participação:

DSMGplus-Insta-ImagemPost
• DECEA
• DRZ Geotecnologias
• FLIR
• Guandalini
• Horus Aeronaves
• Instituto GEOeduc
• INPE / Funcate
• Leica Geosystems / Hexagon Geospatial
• Multi Solution Seguros
• Oficina de Textos
• Santiago & Cintra Geotecnologias
• SCCON
• Speedbird Aero
• Visiona
• Xmobots

Dentre as instituições que já confirmaram apoio de divulgação ao evento estão Instituto de Engenharia de São Paulo, Instituto Brasileiro de Aviação, AgroDBO, APEASP, Brazil Air Show, Connected Smart Cities, Grupo Estação Total, Indústria 4.0, Editora Oficina de Textos, Portal Agrimensura, Portal Topografia, Unifesp, CG Drone, Vida de Topógrafo, entre outros.

O apoio dos expositores e parceiros comprova a confiança na força do mercado. Confira a planta da mostra:

Planta da Mostra de Tecnologia do DroneShow PLUS

Registre-se gratuitamente para visitar a mostra de tecnologia do DroneShow e MundoGEO Connect PLUS.

DSMGplus-FB-CapaPáginaGrupo

Imagens: Divulgação