Metodologia garantiu a produtividade na integração dos Drones nas atividades de inspeção em ambientes internos e espaços confinados
Nesse case de sucesso, a DRONESAPPS realiza uma inspeção interna em um Tanque industrial, utilizando o Drone ELIOS da Flyability. As especificações do equipamento são: 14014mm de atura, 18208mm de diâmetro, construído em material de aço carbono, contendo um Teto flutuante, e utilizado para armazenamento de Benzeno. O Tanque faz parte de uma planta petroquímica em um Complexo Petroquímico do Brasil. A inspeção produziu vídeos, imagens, e laudos, de acordo com as necessidades de execução do escopo do projeto como contextualizado.
A necessidade do cliente e objetivo do escopo do projeto era realizar uma inspeção minuciosa e detalhada de toda área interna do Tanque de armazenamento de Benzeno, de forma integrada com os procedimentos operacionais e gerenciais da indústria e evitando os métodos usuais, como o andaime ou acesso à corda. Por serem, métodos dispendiosos, demorados e trazerem riscos à segurança humana, devido aos ambientes perigosos existentes nos espaços confinados.
A equipe da DRONESAPPS foi composta pelos profissionais Luis Andrade (CEO), Gabriel Couto de Andrade (CTO – CREA 051706544-4), José Jorge Lopes Gomes (Especialista em Inspeções Industriais – CREA 23.221-D), e demais colaboradores, onde foram utilizados o Drone ELIOS da Flyability e a Metodologia STI – Solução Tecnológica de Inspeção. A DRONESAPPS desenvolveu a metodologia STI para garantir produtividade na integração dos Drones nas atividades de inspeção, em ambientes internos e espaços confinados, propiciando a todos os profissionais envolvidos, principalmente do cliente, a apropriação da usabilidade da tecnologia dos Drones e consequente uma elevada participação técnica e qualificada na construção das estratégias que conduzem ao sucesso da inspeção.
As estratégia desenvolvidas pelos profissionais envolvidos, definiram os planos de voos para as seguintes áreas do Tanque: Fundo e Costado inferior; Selo e parte superior do Teto Flutuante; Interior do Teto Flutuante e Escotilha de Medição; e Domo e Soldas do Costado Superior, dessa forma, garantindo a inspeção de toda área interna do equipamento.
O tempo gasto pela Equipe DRONESAPPS para realização do projeto de inspeção foram de 6 (seis) dias de serviços prestados, sendo 4 (quatro) dias de inspeção remota por Drone ELIOS com realização de 40 voos, gerando 80 Gigas de conteúdo digital entre arquivos de vídeos, imagens, e laudos, e 2 (dois) dias de integração, apresentação do laudo e entrega do produto final do serviço.
Os resultados baseados nos vídeos e imagens realizados durante a inspeção não intrusiva no Tanque evidenciaram os seguintes pontos:
• Avarias na proteção do selo do teto flutuante
• Deformação de limitador lateral do teto flutuante
• Oxidação e desgaste na pintura de chapas do costado, teto fixo e teto flutuante
• Rompimento de solda da chapa do teto fixo
• Acúmulo de água na câmara do teto flutuante
Todas as evidências e observações métricas dos indicadores nos dão sustentação do sucesso da integração da inovação tecnológica dos Drones nas atividades de Inspeção realizadas nas instalações industriais do cliente, interagindo como ferramenta inovadora. Os números do Business Case da usabilidade do Drone ELIOS sobre as tecnologias de Andaime e/ou Rapel para esse projeto foram disruptivos, gerando uma Economicidade de 92%, uma redução de Tempo do ambiente Parado de 90%, e uma redução do Tempo de Inspeção de 93%.
Os impactos imediatos foram inovadores e os Benefícios se afirmam na: Eliminação dos riscos à segurança humana; Redução do tempo de inatividade dos equipamentos e/ou ambientes; Redução dos custos da inspeção e da manutenção; Diminuição no impacto da parada dos equipamentos e/ou ambientes no custo da produção; Gestão sistêmica das informações produzidas; Qualificação do serviço com elevação da Produtividade e redução dos Custos Operacionais e Gerenciais; e Aumento da lucratividade.
Diante dos resultados disruptivos, da experiência na colaboração e na apropriação da usabilidade da tecnologia do Drone, o cliente identificou o novo paradigma tecnológico produzido pela integração dos Drones e mobilizou a participação de 10 profissionais na 2ª Turma do Curso de Formação Profissional de Pilotos-Copilotos de Drone, desenvolvido e ministrado pela DRONESAPPS.
Confira um resumo de como foi a última edição do MundoGEO Connect e DroneShow, que contou com 3.800 participantes, 120 marcas, 200 palestrantes e 40 atividades:
Imagens: Divulgação