Case: Inspeção por Drone em espelho de trocador de calor em uma Caldeira

Inspeção por Drones em espelho de trocador de calor em uma Caldeira, e entradas, saídas e extensões das suas tubulações – Por DronesApps

inspecao no teto da tubulacaoDurante uma parada para inspeção e manutenção de uma planta petroquímica, a DronesApps realizou Inspeção por Drones em espelho de trocador de calor em uma Caldeira, e entradas, saídas e extensões das suas tubulações.

Foram inspecionados aproximadamente 30 metros de tubulações, com diâmetro, em média, de 1,6 metro, em ambiente metálico, sendo dividido em 4 seções, em subidas e descidas, a partir do ponto de decolagem, além de dois espelhos de trocadores de calor, com área de 15,2 metros quadrados cada, em ambiente metálico, somada a área ambiente dos trocadores.

A realização das inspeções remotas por Drone possibilitaram que os profissionais de Manutenção tomassem conhecimento das condições internas dos equipamentos em total segurança, fora do equipamento, adentrando já com o conhecimento do escopo para solução do problema e sua localização em tempo real, além de, em tempo de análise de bancada pelos especialistas que resultou na identificação de problemas nas partes internas como pontos de oxidação, impregnação de óxidos e depósitos de fuligem, além da localização exata de sensores de temperatura (PT-100), da tubulação auxiliar e da válvula borboleta, os quais todos foram devidamente evidenciados nas Imagens e Vídeos realizados nos respectivos voos de inspeção.

O espectro de temperaturas no ambiente da tubulação também foi registrado. A partir das inspeções visuais remotas realizadas não foram evidenciados defeitos ou não conformidades relevantes nos equipamentos indicados, o que resultou na definição da não realização de manutenções, possibilitando o planejamento de ações futuras com rapidez, segurança e baixo custo.

Os números do Business Case da usabilidade dos Drones sobre as tecnologias de Andaime e/ou Rapel foram disruptivos, gerando uma Economicidade de 89%, uma redução de Tempo do ambiente Parado de 80%, e uma redução do Tempo de Inspeção de 90%.

Os impactos imediatos foram inovadores e os Benefícios se afirmam na: Eliminação dos riscos à segurança humana; Redução do tempo de inatividade dos equipamentos e/ou ambientes; Redução dos custos da inspeção e da manutenção; Diminuição no impacto da parada dos equipamentos e/ou ambientes no custo da produção; Gestão sistêmica das informações produzidas; Qualificação do serviço com elevação da Produtividade e redução dos Custos Operacionais e Gerenciais; e Aumento da lucratividade.

Inspeções com Drones

A inspeção usando Drones será tema de um curso avançado dentro da programação do DroneShow e MundoGEO Connect PLUS, de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera em São Paulo (SP).

Os eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2019 aconteceram em junho passado na capital paulista, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Drones e Geotecnologias na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem: Divulgação