Bombeiros utilizam drone para conter incêndio em galpão de reciclagem

drone bombieorO Corpo de Bombeiros concluiu o trabalho de rescaldo em um galpão de reciclagem na no distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes (SP), por volta das 19h30 da última quinta-feira (30/6).

O incêndio começou por volta das 2h e durante a manhã homens do Corpo de Bombeiros ainda trabalhavam no local para combater as chamas.

O galpão estava sem funcionários quando o incêndio começou, mas era tanto material reciclável e fumaça que um drone teve que ser usado para mostrar do alto, para as equipes, os pontos com as chamas.

Ao todo, 12 viaturas e uma retroescavadeira foram deslocadas para retirar os materiais de dentro do galpão. As chamas foram controladas, mas mesmo depois de 10h de trabalho a ocorrência ainda era delicada. Com o incêndio, a estrutura do galpão ficou bastante comprometida.

Drones no combate a emergências
O uso de Drones no combate a emergências foi destaque no seminário de Defesa e Segurança realizado no dia 10 de maio como parte da programação do DroneShow 2016, em São Paulo (SP). Veja como foi o evento.

PSC_5999Dos quatro palestrantes do primeiro painel – sobre Drones na Defesa Civil – três falaram sobre o combate à Dengue, Zika e Chicungunha: Floriano Peixoto Borges dos Santos, da Albatroz Aerodesign; Marcio Augusto Motta Vieira, da AsaDrone; e Bruno Libânio, da HC2 Gestão Ambiental e Topografia. Por sua vez, o palestrante George Alfredo Longhitano, da G-Drones, falou sobre técnicas para o combate à erosão com Drones.

Na sequência do seminário, foi a vez de falar sobre drones no combate ao crime, com a participação de palestrantes que abordaram o uso tanto na segurança privada como pública: Ricardo Matiello, da MTI Aero; Leomar Lopes Wanderley, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo; e Bruno Evilasio. As palestras geraram muitos questionamentos, o que demonstra o grande interesse no assunto tanto por quem é da área militar como civil.

No final, foi a vez de falar sobre defesa nacional com drones. Em uma escala maior de abrangência, contamos com a participação do Ten Cel Mario Celso Teixeira Lopes, representando o Ministério da Defesa, que além de falar do uso de drones comentou também as regras do Ministério em relação aos aerolevantamentos. Além disso, tivemos um representante da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) que falou sobre como funciona a participação deles em relação aos VANTs e Drones e do crescimento deste setor na Associação.

Confira o vídeo oficial do DroneShow 2016:

Com informações do G1