Ainda existem muitas dúvidas sobre como os Drones podem se integrar a tecnologias de posicionamento em solo para gerar produtos de alta precisão. Entenda neste artigo como é feita a integração de Drones com GPS e RTK
O aumento da necessidade de mecanismos que propiciasse uma orientação precisa fez com que, em meados dos anos 80, por meio do avanços tecnológicos, surgisse o GPS (Global Positioning System), uma ferramenta que, através de satélites, consegue disponibilizar geoposicionamento preciso e permite orientação exata. Essa tecnologia facilitou a vida de todos, e hoje não se pensa em realizar uma viagem, por exemplo, sem utilizar um GPS para encontrar o caminho correto e não se perder durante o percurso.

RTK
Com o avanço das tecnologias de geoposicionamento surgiu o Real Time Kinematic (RTK), um sistema de posicionamento em tempo real que disponibiliza ainda mais precisão geográfica do equipamento. Porém, como toda nova tecnologia, esse sistema tem um custo elevado.
A verdade é que o RTK está com um apelo muito forte no mercado de drones, porque oferece acurácia superior às tecnologias atuais. Contudo, primeiro é necessário entender como essa tecnologia funciona e quais são as suas reais vantagens.
O RTK utiliza uma base em solo que se conecta diretamente com satélites e também ao drone. Essa base possui coordenadas geográficas muito precisas, por estar fixa em um ponto no solo. Então, as coordenadas dessa base são utilizadas para corrigir o posicionamento do drone constantemente, em tempo real. Com essa posição adicional da base, é possível calcular muito mais precisamente as coordenadas de posicionamento da aeronave.
Sendo assim, várias dúvidas foram aparecendo: Será que o investimento nessa nova tecnologia vale a pena? Os resultados gerados são realmente precisos? Um GPS de navegação é muito inferior ao RTK?
Quer saber mais? Confira as respostas a estas perguntas na íntegra do artigo no blog da Horus: www.horusaeronaves.com/blog.
Aerofotogrametria com Drones
Para entender como funciona a Aerofotogrametria com Drones, inscreva-se no mini-curso dessa terça (26/7) às 20h (hora de Brasília).