Equipamento auxilia nos casos de possíveis rebeliões, fuga de presos e verificação do trânsito de visitas
O Centro de Detenção Provisória Masculino II, localizado no KM8 da BR-174, no estado do Amazonas, é um dos primeiros presídios no Brasil a usar drone com visão térmica, diurna e noturna, para monitoramento de áreas internas e externas da unidade.
O equipamento vai auxiliar nos casos de possíveis rebeliões, fuga de presos e verificação do trânsito de visitas.
Da marca Yuneec, modelo H520, o equipamento é um investimento feito pela Embrasil Serviços, empresa responsável pela cogestão da unidade, em apoio à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).
Além do drone, o equipamento possui controle remoto ST16, com sistema operacional Android com processador Intel; monitor de 7 polegadas; duas câmeras (E50 e E90), sendo uma delas térmica, que localiza seres vivos em movimento – animais ou pessoas – pelo calor do corpo; conjunto de montagem e cubos lume, que podem ser anexados ao drone sempre que precisar de iluminação extra em torno de uma área de inspeção.
O secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, destacou que o equipamento irá ajudar no apoio as operações realizadas na unidade prisional e a solucionar eventuais sinistros como fugas e rebeliões, além das operações estratégicas da Departamento de Inteligência do Penitenciário (Dipen). “Esse equipamento com tecnologia de alta resolução irá fornecer imagens de visão térmica em tempo real que irão subsidiar os agentes durante os procedimentos operacionais”, comentou Cleitman Coelho.
De acordo com o supervisor técnico do equipamento, Renan Otávio Batista, o drone com visão térmica começou a operar nesta semana na unidade prisional, realizando 30 rondas diárias de monitoramento, em horários alternativos. “Trata-se de um investimento de fundamental importância para a segurança na unidade. Com ele, será possível encontrar possíveis fugitivos e até movimentações externas do lado de fora do presídio que possam denotar a escavação de algum túnel ou algo parecido”, explicou.
O drone H520 Mega Bundle Yuneec tem capacidade de atingir até 500 metros de altura e percorrer 1,6 quilômetro de distância. O equipamento registra até 25 minutos de imagens ininterruptamente. Os 15 agentes penitenciários da Central de Monitoramento do CDPM II já receberam treinamento e estão capacitados para operar com o equipamento.
Fonte: Cultura Amazônica
Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0
Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.
Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.
Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).
Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga!
Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos DroneShow e MundoGEO Connect:
Imagem de capa: Pixabay