Agrotopus apresenta tecnologia de Fazenda Digital a cafeicultores

Solução auxilia agricultor a tomar as melhores decisões, facilitando o dia a dia na lavoura em busca de controle de custos e aumento de produtividade

mapa do maquinarioA Agrotopus – empresa do grupo Valid, que oferece soluções tecnológicas acessíveis a produtores rurais, unindo ciência de dados e agricultura – lançou na última terça-feira (26/3), no primeiro dia da 6ª Feira de Negócios (Fecom), em Três Pontas, Minas Gerais, a plataforma digital que promete revolucionar a tecnologia para o agronegócio: a “Fazenda Digital da Agrotopus”.

No evento realizado pelas cooperativas Minasul e a Cocatrel, a empresa apresentou a solução que vêm para auxiliar o agricultor a tomar as melhores decisões, facilitando o dia a dia na lavoura em busca de controle de custos e aumento de produtividade.

A “Fazenda Digital da Agrotopus” tem a proposta de integrar todos os dados que o responsável da propriedade precisa para gerenciar as operações, unindo soluções em um só sistema. Segundo Gustavo Burnardo, cofundador e diretor de operações da Agrotopus, trata-se de uma plataforma de agricultura digital que reúne várias informações em um só lugar. “Dentro da Fazenda Digital da Agrotopus, o mapa da propriedade é digitalizado e todas as máquinas são identificadas com um localizador que aparece na tela do celular ou computador”, explica Gustavo. “Monitoramos a eficiência das equipes e do uso do maquinário, como início e fim da jornada de trabalho, horas de motor ligado, distância percorrida e velocidade. Porém nosso diferencial é ajudar o agricultor a tomar as decisões agronômicas através da combinação destas informações com o planejamento e apontamento das atividades de plantio, manejo e colheita. Isto permite, por exemplo, checar como foi realizada uma atividade reportada – qual velocidade de trabalho, qual a área efetiva coberta em cada talhão, qual a duração, entre outras informações. Isto permite melhorar não apenas a produtividade e segurança e gerar economia de combustível e manutenção – mas principalmente focar no aumento da produtividade, pelo manejo agronômico com precisão”, diz.

Ricardo Venceslau, cofundador e diretor comercial da Agrotopus, reforça outra atividade muito importante para o produtor rural, também disponível no “Fazenda Digital da Agrotopus”: a análise detalhada do clima e previsão do tempo específicos de cada propriedade, que impacta diretamente no manejo agrícola. Além de informar a quantidade de chuva, velocidade e direção do vento, temperatura e umidade do ar, temperatura e umidade do solo, pressão atmosférica e a evapotranspiração. “Auxiliamos o produtor a embasar decisões que envolvem custos, como por exemplo, uma atividade de pulverização. Indicamos o risco de haver desperdícios por conta de aspectos climáticos como vento e chuva e auxiliamos a determinar o momento ideal para isto”, explica. “O produtor tem acesso à previsão do tempo diretamente de sua propriedade, ou seja, a assertividade é muito maior do que se comparar com o clima previsto para a região”, diz Ricardo.

A solução também oferece diagnóstico digital de lavouras e captura de imagens, facilitando as decisões do administrador da propriedade em relação ao manejo necessário, impedindo muitas vezes, o gasto excessivo com insumos, já que ele saberá exatamente onde utilizar cada um deles. A “Fazenda Digital da Agrotopus” também tem outras inclusões programadas para serem lançadas nos próximos meses, que envolvem formas de monitoramento e recomendações em tempo real.

DCIM103MEDIADJI_0037.JPG

Para a Agrotopus, o produtor rural é o grande herói brasileiro, e sua missão é democratizar o acesso a tecnologias digitais, trazendo ganhos em produtividade com soluções acessíveis para produtores de todos os tamanhos, em parceria com cooperativas, gerando benefícios mútuos.

ndvi das copasRobinson Herzeg, diretor geral da Agrotopus, explica que a inovação faz parte do dia-a-dia da empresa e a Agrotopus vem para facilitar a vida no campo, “Temos uma equipe multidisciplinar com engenheiros, agrônomos, cientistas e profissionais altamente capacitados, que falam a língua do produtor e realmente entendem as suas necessidades. Gostamos de resolver desafios e fazer a diferença nos negócios dos nossos clientes”. Outro diferencial da Agrotopus é o custo acessível aos agricultores, “Também disponibilizamos aos produtores cooperados, que os serviços sejam pagos com a própria produção, depositadas em cooperativas parceiras, vinculadas ao Crédito de Produtor Rural (Barter)”, diz.

A “Fazenda Digita da Agrotopus” é multicultura e multimercado, se adapta e respeita a individualidade de cada fazenda, e foi desenvolvida levando em conta as dificuldades de conectividade plena em áreas remotas. Com uma combinação de processamento local e posterior transferência de dados, a Agrotopus torna a tecnologia acessível a produtores de qualquer porte em todo o Brasil.

Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

g-Instagram---Imagem-PostOs conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos DroneShow e MundoGEO Connect:

Imagem: Divulgação