ANAC incorpora Drones e tecnologia Starlink às operações de fiscalização

Ferramentas ampliam alcance, precisão e conectividade das ações da Agência

ANAC-incorpora-Drones-e-tecnologia-Starlink-a-operacoes-de-fiscalizacaoA Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deu um passo importante na modernização de suas atividades de fiscalização ao incorporar drones e antenas Starlink ao conjunto de ferramentas utilizadas nas operações em todo o país.

Essas tecnologias ampliam a capacidade de monitoramento, aprimoram a coleta de evidências e tornam as ações mais eficientes, especialmente em locais remotos ou de difícil acesso.

Ao todo, a ANAC adquiriu sete drones. O objetivo é ampliar a frota gradualmente para que cada base da Agência disponha de, pelo menos, um equipamento.

As primeiras aplicações dos drones já estão em andamento, de forma experimental, numa operação em Boa Vista (RR). Durante a ação interinstitucional, conduzida pelo Governo Federal, os equipamentos demonstraram seu potencial na identificação de ilícitos aeronáuticos e no apoio às equipes em campo. O início das fiscalizações formais com drones ocorrerá em breve, após a finalização dos procedimentos internos.

Além dos drones, a ANAC passou a utilizar também duas antenas Starlink, que permitem conexão de internet de alta velocidade via satélite, mesmo em regiões isoladas. Ela já tem sido testada nas operações e possibilita transmissão de dados em tempo real, comunicação segura entre equipes e agilidade na tomada de decisões.

No âmbito da fiscalização, esses recursos fortalecerão operações voltadas à identificação de irregularidades, como manutenção clandestina, operação de aeronaves irregulares, exploração de aeródromos não cadastrados e outras atividades investigadas pela ANAC, com apoio de imagens aéreas e conectividade contínua.

Capacitação de servidores da ANAC

No mês de novembro, os drones foram utilizados no treinamento de servidores, realizado em parceria com o Grupo de Resposta Rápida (GRR) da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Brasília (DF).

Entre os dias 24 e 28 de novembro, 16 servidores da ANAC concluíram o Curso para Formação de Operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA/Drones). A capacitação foi voltada para uso técnico e operacional dos equipamentos em fiscalizações da Agência.

Para garantir o uso seguro e eficiente dos equipamentos, servidores da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA) e da Superintendência de Inteligência e Ação Fiscal (SFI) participaram do treinamento operacional promovido pela PRF. Durante o curso, foram abordadas técnicas de pilotagem, segurança operacional, legislação, procedimentos padronizados e coleta de dados com drones.

Com informações e imagens da ANAC