Solução auxilia agricultor a tomar as melhores decisões, facilitando o dia a dia na lavoura em busca de controle de custos e aumento de produtividade
A Agrotopus – empresa do grupo Valid, que oferece soluções tecnológicas acessíveis a produtores rurais, unindo ciência de dados e agricultura – lançou na última terça-feira (26/3), no primeiro dia da 6ª Feira de Negócios (Fecom), em Três Pontas, Minas Gerais, a plataforma digital que promete revolucionar a tecnologia para o agronegócio: a “Fazenda Digital da Agrotopus”.
No evento realizado pelas cooperativas Minasul e a Cocatrel, a empresa apresentou a solução que vêm para auxiliar o agricultor a tomar as melhores decisões, facilitando o dia a dia na lavoura em busca de controle de custos e aumento de produtividade.
A “Fazenda Digital da Agrotopus” tem a proposta de integrar todos os dados que o responsável da propriedade precisa para gerenciar as operações, unindo soluções em um só sistema. Segundo Gustavo Burnardo, cofundador e diretor de operações da Agrotopus, trata-se de uma plataforma de agricultura digital que reúne várias informações em um só lugar. “Dentro da Fazenda Digital da Agrotopus, o mapa da propriedade é digitalizado e todas as máquinas são identificadas com um localizador que aparece na tela do celular ou computador”, explica Gustavo. “Monitoramos a eficiência das equipes e do uso do maquinário, como início e fim da jornada de trabalho, horas de motor ligado, distância percorrida e velocidade. Porém nosso diferencial é ajudar o agricultor a tomar as decisões agronômicas através da combinação destas informações com o planejamento e apontamento das atividades de plantio, manejo e colheita. Isto permite, por exemplo, checar como foi realizada uma atividade reportada – qual velocidade de trabalho, qual a área efetiva coberta em cada talhão, qual a duração, entre outras informações. Isto permite melhorar não apenas a produtividade e segurança e gerar economia de combustível e manutenção – mas principalmente focar no aumento da produtividade, pelo manejo agronômico com precisão”, diz.
Ricardo Venceslau, cofundador e diretor comercial da Agrotopus, reforça outra atividade muito importante para o produtor rural, também disponível no “Fazenda Digital da Agrotopus”: a análise detalhada do clima e previsão do tempo específicos de cada propriedade, que impacta diretamente no manejo agrícola. Além de informar a quantidade de chuva, velocidade e direção do vento, temperatura e umidade do ar, temperatura e umidade do solo, pressão atmosférica e a evapotranspiração. “Auxiliamos o produtor a embasar decisões que envolvem custos, como por exemplo, uma atividade de pulverização. Indicamos o risco de haver desperdícios por conta de aspectos climáticos como vento e chuva e auxiliamos a determinar o momento ideal para isto”, explica. “O produtor tem acesso à previsão do tempo diretamente de sua propriedade, ou seja, a assertividade é muito maior do que se comparar com o clima previsto para a região”, diz Ricardo.
A solução também oferece diagnóstico digital de lavouras e captura de imagens, facilitando as decisões do administrador da propriedade em relação ao manejo necessário, impedindo muitas vezes, o gasto excessivo com insumos, já que ele saberá exatamente onde utilizar cada um deles. A “Fazenda Digital da Agrotopus” também tem outras inclusões programadas para serem lançadas nos próximos meses, que envolvem formas de monitoramento e recomendações em tempo real.
Para a Agrotopus, o produtor rural é o grande herói brasileiro, e sua missão é democratizar o acesso a tecnologias digitais, trazendo ganhos em produtividade com soluções acessíveis para produtores de todos os tamanhos, em parceria com cooperativas, gerando benefícios mútuos.
Robinson Herzeg, diretor geral da Agrotopus, explica que a inovação faz parte do dia-a-dia da empresa e a Agrotopus vem para facilitar a vida no campo, “Temos uma equipe multidisciplinar com engenheiros, agrônomos, cientistas e profissionais altamente capacitados, que falam a língua do produtor e realmente entendem as suas necessidades. Gostamos de resolver desafios e fazer a diferença nos negócios dos nossos clientes”. Outro diferencial da Agrotopus é o custo acessível aos agricultores, “Também disponibilizamos aos produtores cooperados, que os serviços sejam pagos com a própria produção, depositadas em cooperativas parceiras, vinculadas ao Crédito de Produtor Rural (Barter)”, diz.
A “Fazenda Digita da Agrotopus” é multicultura e multimercado, se adapta e respeita a individualidade de cada fazenda, e foi desenvolvida levando em conta as dificuldades de conectividade plena em áreas remotas. Com uma combinação de processamento local e posterior transferência de dados, a Agrotopus torna a tecnologia acessível a produtores de qualquer porte em todo o Brasil.
Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0
Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.
Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.
Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).
Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.
Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos DroneShow e MundoGEO Connect:
Imagem: Divulgação