Como o avanço tecnológico tem mudado as produções de conteúdo ao redor do mundo
O crescimento constante da indústria cinematográfica, rente ao desenvolvimento tecnológico, vem criando um alvoroço em torno do uso de drones para a captação de imagens aéreas utilizadas em curtas e longas metragens.
Antigamente, para se fazer uma filmagem aérea, era necessário o uso de helicópteros ou câmeras ligadas à fios condutores, o que tornava a gravação de cenas no plano aéreo caro e complexo já que era necessária a presença de ao menos duas pessoas: uma para dirigir a aeronave e outra responsável por obter as imagens durante o voo.
Filmes antigos como Harry Potter e a Câmara Secreta (2002), Van Helsing – O Caçador de Monstros (2004) e Missão Impossível III (2006) utilizaram drones para a captação de cenas externas.
Junto aos recursos de computação gráfica, a produção de imagens dos mais diversos cenários se tornou uma tarefa mais fácil e barata para as produções.
Hoje, o setor de drones interligado ao cinema vem garantindo seu lugar no mercado. De acordo com o relatório feito pela Goldman Sachs, espera-se que sejam investidos US$ 13 bilhões em drones até 2020, sendo que as principais áreas são cinema e vídeo, agronegócio, inspeções industriais e prediais, mineração e segurança, busca e resgate.
Além disso, os tipos de filmagem que os drones capturam são totalmente diferentes de qualquer outro método de filmagem que utilize câmeras de ação em primeira pessoa e da cinematografia feita em solo. Com isso, a popularização dos drones em produções cinematográficas criou aparatos e festivais para esse nicho.
O primeiro festival dedicado a produções com drones, New York City Drone Film Festival, aponta o crescimento veemente no uso de drones na produção de filmes.
Por exemplo, o filme Pantera Negra (2018), que está concorrendo ao Oscar 2019, utilizou drones para a produção de cenas externa. Outras grandes produções recentes como Bird Box (2018), Legion (2017), Yellowstone (2018) e a nova série da DC Comics, Titans (2018), utilizaram o drone DJI Inspire 2 em suas produções.
Outro exemplo do crescente uso de drones nessa indústria são os diretores de fotografia Rodney Charters, Yann Arthus-Bertrand e Claudio Miranda, que foram reconhecidos como DJI Masters pela própria marca, devido a sua extraordinária incursão no uso de drones no cinema. Entre os filmes e séries que produziram com a ajuda de drones estão: Dinastia, Planeta Terra, Uma Aventura Extraordinária e Tomorrowland.
Saiba mais sobre o trabalho dos DJI Masters Rodney Charters, Yann Arthus-Bertrand e Cláudio Miranda.
Conheça histórias interessantes sobre drones no site da DJI.
Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0
Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.
Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.
Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).
Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.
Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga!
Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos DroneShow e MundoGEO Connect:
Imagem: Onur Ömer Yavuz (Pixabay)