A indústria cinematográfica e o avanço eminente dos drones

Como o avanço tecnológico tem mudado as produções de conteúdo ao redor do mundo

drones para filmagens profissionaisO crescimento constante da indústria cinematográfica, rente ao desenvolvimento tecnológico, vem criando um alvoroço em torno do uso de drones para a captação de imagens aéreas utilizadas em curtas e longas metragens.

Antigamente, para se fazer uma filmagem aérea, era necessário o uso de helicópteros ou câmeras ligadas à fios condutores, o que tornava a gravação de cenas no plano aéreo caro e complexo já que era necessária a presença de ao menos duas pessoas: uma para dirigir a aeronave e outra responsável por obter as imagens durante o voo.

Filmes antigos como Harry Potter e a Câmara Secreta (2002), Van Helsing – O Caçador de Monstros (2004) e Missão Impossível III (2006) utilizaram drones para a captação de cenas externas.

Junto aos recursos de computação gráfica, a produção de imagens dos mais diversos cenários se tornou uma tarefa mais fácil e barata para as produções.

Hoje, o setor de drones interligado ao cinema vem garantindo seu lugar no mercado. De acordo com o relatório feito pela Goldman Sachs, espera-se que sejam investidos US$ 13 bilhões em drones até 2020, sendo que as principais áreas são cinema e vídeo, agronegócio, inspeções industriais e prediais, mineração e segurança, busca e resgate.

Além disso, os tipos de filmagem que os drones capturam são totalmente diferentes de qualquer outro método de filmagem que utilize câmeras de ação em primeira pessoa e da cinematografia feita em solo. Com isso, a popularização dos drones em produções cinematográficas criou aparatos e festivais para esse nicho.

O primeiro festival dedicado a produções com drones, New York City Drone Film Festival, aponta o crescimento veemente no uso de drones na produção de filmes.

Por exemplo, o filme Pantera Negra (2018), que está concorrendo ao Oscar 2019, utilizou drones para a produção de cenas externa. Outras grandes produções recentes como Bird Box (2018), Legion (2017), Yellowstone (2018) e a nova série da DC Comics, Titans (2018), utilizaram o drone DJI Inspire 2 em suas produções.

Outro exemplo do crescente uso de drones nessa indústria são os diretores de fotografia Rodney Charters, Yann Arthus-Bertrand e Claudio Miranda, que foram reconhecidos como DJI Masters pela própria marca, devido a sua extraordinária incursão no uso de drones no cinema. Entre os filmes e séries que produziram com a ajuda de drones estão: Dinastia, Planeta Terra, Uma Aventura Extraordinária e Tomorrowland.

Saiba mais sobre o trabalho dos DJI Masters Rodney Charters, Yann Arthus-Bertrand e Cláudio Miranda.

Conheça histórias interessantes sobre drones no site da DJI.

Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

g-Instagram---Imagem-PostOs conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga!

Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos DroneShow e MundoGEO Connect:

Imagem: Onur Ömer Yavuz (Pixabay)