Delivery usando drones deverá tornar serviço mais rápido e barato
A startup Wings – parte do grupo Alphabet, do qual também faz parte a Google – anunciou que, a partir de 2019, vai iniciar os primeiros testes de um serviço de entregas usando drones em Helsinque, na Finlândia.
A empresa vai oferecer entregas de itens que não excedam um quilo e meio e a duração das “viagens” deverá ser de até 10 minutos, com distância máxima percorrida de até 10 quilômetros.
A Wings já realizou testes de entregas em outros locais do mundo, como por exemplo nos últimos 18 meses na Austrália, usando o mesmo sistema.
Na Finlândia, os usuários poderão acessar o site da empresa e escolher entre uma variedade de opções, entre alimentos, produtos de higiene e medicamentos.
Segundo a Wings, fazer entregas usando drones torna o serviço mais rápido e barato. Por se tratar de um estudo, as entregas estarão disponíveis a princípio gratuitamente e de forma experimental, porém a empresa pretende cobrar pelo serviço a partir da resposta positiva dos usuários.
Com informações do TechCrunch e Reuters. Imagem de capa: Wings
Primeiro teste no Brasil de entregas com drones
A empresa SMX Systems, em parceria com a Prefeitura Municipal de Rifaina, no Estado de São Paulo, realizou uma prova de conceito (POC) da solução de Drone Delivery da empresa.
Em agosto passado aconteceu com sucesso a primeira entrega usando drone no Brasil. Esta foi a primeira entrega realizada por um drone pós regulamentação do setor, desde maio de 2017 .
O drone utilizado foi o SMX-DLV1, que está homologado na ANATEL, tem cadastro ativo na ANAC e obteve autorização do DECEA para realizar o voo. “Conseguimos reduzir o tempo de entrega, que pode ser de 15 a 20 minutos, para 1,5 minuto”, afirma Samuel Salomão, Fundador e CEO da SMX Systems.
A ideia é utilizar a tecnologia para melhorar a experiência das pessoas que vivem em propriedades do outro lado do rio, já que a cidade está localizada às margens do Rio Grande, sendo a única fonte de produtos para os moradores da região. Muitos vivem separados da cidade por até um quilômetro, sendo necessário enfrentar o rio ou estradas de terra para se chegar até os mercados e farmácias locais.
Drones na Indústria 4.0
Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.
Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.
Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).
Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição: