Para desenvolvedores que trabalham com câmeras inteligentes e drones, o Intel NCS 2 permite a criação de protótipos de modo mais rápido e eficiente
Em sua primeira conferência para desenvolvedores de inteligência artificial (IA), realizada em Pequim em 14 e 15 de novembro, a Intel apresentou o Intel Neural Compute Stick 2 (Intel NCS 2) voltado para a criação de algoritmos de IA mais inteligentes e para protótipos de visão computacional usados na borda das redes.
Baseado na unidade de processamento visual (VPU, em inglês) Intel Movidius Myriad X e no kit de ferramentas Intel Distribution of OpenVINO, o Intel NCS 2 acelera o desenvolvimento de aplicações de inferência para redes neurais profundas e garante um ganho de desempenho em relação à geração anterior do compute stick.
Possibilita testes, ajustes e prototipagem de redes neurais para que os desenvolvedores possam ir do protótipo à produção utilizando diversos fatores de forma de aceleradores de visão da Intel em aplicações no mundo real.
“A primeira geração do Intel Neural Compute Stick incentivou toda a comunidade de desenvolvedores de IA com um fator de forma e preço que não estavam disponíveis anteriormente”, comenta Naveen Rao, vice-presidente corporativo e gerente geral do grupo de produtos de IA da Intel. “Estamos animados para ver o que a comunidade criará agora com o maior poder computacional oferecido pelo Intel Neural Compute Stick 2”, continua.
Levar visão computacional e IA para a Internet das Coisas (IoT, em inglês) e protótipos de dispositivos para a borda das redes é fácil quando se conta com os recursos avançados do Intel NCS 2. Para desenvolvedores que trabalham com câmeras inteligentes, drones, robôs industriais ou equipamentos para casas inteligentes, o Intel NCS 2 oferece o que é necessário para criar protótipos de modo mais rápido e inteligente.
O que parece ser um pen drive USB padrão esconde muito mais em seu interior. O Intel NCS 2 usa a última geração das Intel VPUs – a Intel Movidius Myriad X – e é a primeira unidade com um mecanismo de computação neural – um hardware acelerador dedicado para inferências de redes neurais que oferece mais desempenho.
Combinado com o kit de distribuição do OpenVINO da Intel, o Intel NCS 2 garante mais flexibilidade para prototipagem. Além disso, graças ao ecossistema Intel AI: In Production , os desenvolvedores agora podem portar seus protótipos Intel NCS 2 para outros fatores de forma e colocar seus projetos em produção.
Com um notebook e o Intel NCS 2, é possível ter aplicações de inteligência artificial e visão computacional funcionando em minutos. O Intel NCS 2 pode ser usado em uma porta USB 3.0 padrão e não requer nenhum hardware adicional, permitindo converter e implantar facilmente modelos treinados em PCs em uma ampla variedade de dispositivos, de forma nativa e sem conectividade com a Internet ou nuvem.
DroneShow Online em dezembro
Atendendo a pedidos, para quem não conseguiu fazer alguma atividade do evento presencial DroneShow Plus, está aberta a inscrição para uma oportunidade imperdível: o DroneShow Online será realizado de 3 a 7 de dezembro e as inscrições já estão abertas com 50% de desconto para quem aproveitar a promoção!
O DroneShow Online terá um seminário de abertura – com inscrição gratuita – no qual serão apresentados números do mercado brasileiro e mundial de drones, mostrando o estágio atual e as tendências relacionadas à cadeia produtiva do setor e aplicações atuais e potenciais dos drones e da tecnologia embarcada, além de um relato do 6º Fórum Empresarial de Drones realizado recentemente. Durante a semana do evento serão oferecidos, ainda, cinco cursos online por especialistas do setor relacionados ao processamento de imagens com drones e as aplicações nas áreas de mapeamento, topografia, agricultura e inspeções na construção civil.
Todos os inscritos nos cursos poderão acompanhar o conteúdo ao vivo ou assistir depois o replay, terão acesso aos materiais apresentados e poderão participar em um grupo fechado de networking. Porém, as vagas são limitadas para garantir que será reservado um tempo ao final de cada mini-curso para responder perguntas dos participantes.