Sistema é capaz de detectar, identificar e rastrear drones e pilotos não autorizados em um raio de até sete quilômetros
A Drone Control, spin off brasileira que desenvolve sistemas de proteção contra drones não autorizados, acaba de ativar comercialmente o primeiro sistema civil de proteção contra drones hostis no país. A tecnologia está sendo operada na unidade de Campinas (SP) da empresa de segurança Brink’s. O sistema é capaz de detectar, identificar e rastrear drones e pilotos não autorizados em um raio de até sete quilômetros.
“O sistema gera alarmes e notificações via e-mail e SMS caso um drone invada o perímetro de segurança, identificando em tempo real sua trajetória e a exata localização do piloto”, explica Eduardo Neger, diretor de Engenharia da NEGER Telecom, empresa de base tecnológica que deu origem a spin off. “No caso da Brink’s, o objetivo é garantir a proteção das operações de logística da empresa, tornando-a ainda mais segura. Ou seja, evita-se que drones possam sobrevoar a unidade da empresa para espionagem com fins criminosos”.
Segundo Neger, o grande diferencial deste sistema é a interface gráfica, que apresenta em tempo real em um mapa a localização do drone invasor e do piloto. “Com o endereço do piloto em mãos, é possível compartilhar a informação com as autoridades para as providências cabíveis”, acrescenta. Os dados podem ser acessados remotamente através de software na nuvem e o histórico de ocorrências é gravado no sistema. “Como existe a identificação individual do drone invasor, é possível utilizar os registros como evidência forense, além de reconhecer o retorno de um drone anteriormente identificado e permitir o livre trânsito de drones da própria empresa previamente cadastrados”.
A implantação comercial do sistema é resultado do programa de aceleração BrinksUp!, pelo qual a Drone Control recebeu mentoria de executivos da empresa de segurança Brink´s e experts de mercado, com o acompanhamento de gestores da Liga Ventures, aceleradora de startups especializada em gerar negócios entre grandes corporações e startups inovadoras.
Aplicações civis
Além das inovações técnicas, a Drone Control inovou também no modelo de negócio com o APaaS (Airspace Protection as a Service). Ou seja, criou-se um serviço inovador para proteção de espaço aéreo.
“Os custos são bastante reduzidos, uma vez que o cliente pode contratar o serviço pelo exato tempo que demandar, seja por poucas horas no caso de um evento, semanas ou meses. Isso o torna acessível para empresas de segurança, eventos, condomínios, hotéis, aeroportos, mineradoras, presídios e até estádios de futebol”, completa Rogério Vale, gerente de operações da Drone Control.
Riscos aumentados
Segundo Vale, drones têm sido usados cada vez por criminosos para obter imagens de áreas de segurança, centros de distribuição, mineradoras, indústrias e condomínios. Com essas informações, eles obtêm dados de rotinas internas e infraestrutura, empregados posteriormente no planejamento de ações criminosas. Drones também vêm sendo usados para violar privacidade, contrabandear material ilegal em presídios, além de representar uma ameaça potencial a aeroportos e grandes eventos públicos.
“A solução Drone Control de detecção, identificação e rastreamento é a alternativa técnica mais adequada ao mercado civil, reunindo todos os requisitos técnicos e regulatórios para o combate das ameaças de drones hostis”, ressalta Vale. Ele lembra que a tecnologia de bloqueio e captura de drones, uma solução da NEGER Telecom homologada em 2016, tem aplicação restrita e só pode ser usada em presídios, conforme normas da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). “Neste caso, a Drone Control pode ser integrada facilmente ao sistema de bloqueio como contramedida”, conclui.
Com informações da DroneControl
Drones no Setor de Segurança
O uso de Drones no Setor de Segurança permeou várias atividades do DroneShow 2018, que aconteceu em maio passado na capital paulista, desde seminários e cursos até soluções na feira. Confira este vídeo com um resumo do evento:
A próxima edição do DroneShow está marcada para 25 a 27 de junho de 2019 em São Paulo (SP).