5 formas de aplicar drones ao mercado de imóveis

Desde que chegaram, os drones passaram a ser uma tecnologia cada vez mais presente na vida de todos nós. No início, parecia somente uma forma de diversão, com câmeras e outros gadgets que poderiam ser acoplados à pequena aeronave para diversas funções. Entretanto, isso mudou e hoje já se enxerga nos drones muito potencial para ajudar mercados variados

5 formas de aplicar drones ao mercado de imoveisGrande parte dos segmentos não tiveram problema em se adaptar com o uso do drone para algumas tarefas, e descobriram rápido o quão úteis os pequenos dispositivos poderiam ser durante o dia a dia de trabalho. Outros ainda estão em fase de adaptação, como o delivery de comidas, por exemplo, que ainda passa por períodos de teste intensivos afim de ser implantado com o uso de drones assim que possível.

Porém, se alguns mercados utilizam os drones de maneira tímida, três se destacam ao extremo na hora de lançar mão das pequenas aeronaves por controle remoto: a agricultura, que aplica os dispositivos como parte dos planejamentos de agricultura de precisão, que é feita com dados, fotos e outras métricas importantes, a construção civil e, mais recentemente, o setor imobiliário, que já colhe os primeiros resultados do uso das máquinas.

Uso de drones no mercado de imóveis

Existem diversas variáveis para o sucesso ou total fracasso de um empreendimento, principalmente aqueles que ainda estão na planta e dependem de parte do dinheiro das vendas para seguirem com as obras, segundo informações do site de compra e venda de imóveis, Agente Imovel. Mas, afinal, como os drones podem ajudar com isso de maneira efetiva?

A seguir, elencamos algumas das utilidades dos VANTs no segmento. Veja:

1 – Fotografia de imóveis e arredores

Para que a divulgação do empreendimento seja atrativa e precisa, as imagens são um aspecto crucial, e devem ser o mais completas e bem capturadas que for possível. Nesse ponto, um drone é o melhor investimento.

Com altíssimo alcance, boa precisão e controles rápidos e eficazes, as aeronaves praticamente não têm limites quando o assunto é tirar fotos de qualidade para novos empreendimentos.

2 – Georreferenciamento

Cada terreno que abriga um imóvel tem suas particularidades, e nada melhor do que um drone para captar cada pequena porção de terra contida neles. Com seu potencial de conexão com celulares, inclusive, existem aplicativos que fazem dos drones aliados imbatíveis em questão de georreferenciamento de imóveis urbanos.

3 – Acompanhamento de obras para novos imóveis

Acompanhar uma obra da maneira correta, para que nada corra errado, não é tarefa fácil e muitas vezes seria necessário entrar em locais que nós, humanos, simplesmente somos grandes demais para acessar. Um drone, entretanto, faz isso sem maiores problemas, com flexibilidade e rapidez. Além disso, por voar alto, pode registrar imagens da obra em diferentes ângulos e passá-las direto para o celular do engenheiro, que poderá verificar rapidamente possíveis mudanças necessárias.

4 – Economia de tempo

Há, no mercado, principalmente para os empreendimentos em áreas menos urbanizadas, um tipo comum de ação de marketing que envolve levar o possível comprador até a altura daquele que seria seu apartamento, visando mostrá-lo a vista que teria se adquirisse.

Entretanto, isso normalmente é feito com a utilização de meios de transporte complicados, como balões, que exigem muitos preparativos demorados. Os drones podem fazer o mesmo trabalho rapidamente e mostrar para o comprador, sem que ele saia do chão, como será sua vista do local escolhido.

5 – Menores custos

Os drones representam economia em diversos sentidos. No caso da construção, por exemplo, instalar um equipamento para tirar fotos dos variados ângulos da obra seria extremamente caro. O mesmo vale para o mercado imobiliário, que precisaria contratar fotógrafos e até mesmo outros profissionais com equipamentos ainda mais caros, para, por exemplo, fazer um panorama da região, que o drone pode fazer em minutos, sem custos adicionais.