Objetivo é mostrar acesso à tecnologia com mínimo de investimento. ‘Fab Lab’ da cidade faz parte de rede com cerca de 600 pelo mundo.
Drones de baixo custo e produzidos por universitários voaram e chamaram muito a atenção em uma competição para divertir e promover o acesso à tecnologia em Sorocaba (SP). Cerca de 20 dispositivos foram projetados e montados pelos estudantes durante três dias de workshop. No evento, cada desafiante teve que enfrentar um circuito e colocar em prática o manuseio do equipamento (veja o vídeo acima).
Cercados de ferramentas no Fab Lab – laboratórios espalhados pelo planeta que fabricam todos os tipos de objetos com baixo custo – , os jovens elaboraram cada um o próprio drone.
De acordo com um dos idealizadores e também aluno de mecatrônica Lucas Piovani, o projeto de ensinar a arte de montar a tecnologia de forma acessível surgiu quando ele quebrou o equipamento que tinha e quis refazê-lo com as peças reaproveitadas, recursos da oficina e criatividade.
“Gostei do resultado depois que o meu ficou pronto e incentivei o pessoal a aprender a montagem e realizar a competição. Aliás, eles [drones] parecem que são iguais, mas cada um tem uma aerodinâmica específica e pode ser usado para atividades diferentes”, explica o estudante de 18 anos que trabalha no laboratório e coordenou o evento na quarta-feira (22).
Apesar de a maioria ser masculina, a aluna Bruna Simon Nunes – única mulher do grupo – define a experiência como válida e representativa.
“Acho que não tem muitas mulheres porque, no fundo, ainda tem algum preconceito. Eu mesma quando disse que ia fazer mecatrônica me disseram que era curso de homem. Mas vim aqui, me interessei e montei o meu droninho”, afirma.
Fonte: G1
No dia 12 de maio, aconteceu o Drone Academia, um evento inovador com a coordenação do Instituto GEOeduc. O evento aconteceu dentro da programação do maior evento de drones do país, o DroneShow 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O Evento reuniu alundos de Universidades e instituições que tiveram a grande oportunidade de aproximar-se de empresas do setor, com trocas de experiências e informações sobre as demandas de mercado.