Moradores têm que atravessar o rio ou enfrentar estradas de terra para chegar até mercados e farmácias. Pela primeira vez no Brasil, drones realizaram entregas para consumidores de forma legal e respeitando a regulamentação vigente
A SMX Systems, em parceria com a Prefeitura Municipal de Rifaina, no Estado de São Paulo, realizou uma prova de conceito (POC) da solução de Drone Delivery da empresa.
No último domingo (19/8) às 11:24 (hora de Brasília) aconteceu com sucesso a primeira entrega usando drone no Brasil. Esta foi a primeira entrega realizada por um drone pós regulamentação do setor, desde maio de 2017 . O drone utilizado foi o SMX-DLV1, que está homologado na ANATEL, tem cadastro ativo na ANAC e obteve autorização do DECEA para realizar o voo.
“Conseguimos reduzir o tempo de entrega, que pode ser de 15 a 20 minutos, para 1,5 minuto”, afirma Samuel Salomão, Fundador e CEO da SMX Systems. “Os voos vão continuar nos próximos três finais de semana”, conclui.
A ideia é utilizar a tecnologia para melhorar a experiência das pessoas que vivem em propriedades do outro lado do rio, já que a cidade está localizada às margens do Rio Grande, sendo a única fonte de produtos para os moradores da região. Muitos vivem separados da cidade por até um quilômetro, sendo necessário enfrentar o rio ou estradas de terra para se chegar até os mercados e farmácias locais.
Para a prova de conceito, a SMX convidou várias propriedades para participar. Recentemente, a rede de farmácias DrogaFarma apoiou a iniciativa para fornecer amostras, kits e brindes de forma gratuita para serem entregues pelos delivery drones.
Simultaneamente, a empresa SMX está realizando um levantamento dos produtos, com até dois quilos, mais vendidos pelos comerciantes. No futuro próximo, o resultado da pesquisa tomará a forma de um catálogo online onde os moradores poderão escolher o produto e realizar a compra pela internet. A entrega dos produtos seria então realizada pelos delivery drones da empresa.
Espera-se realizar mais de 100 voos e entregas com objetivo de apresentar a tecnologia para a comunidade local, além de validar o sistema SMX no cenário de e-commerce. Será um fato inédito na história recente do Brasil.
Imagens e informações: SMX Systems
Regulamentação dos Drones
A regulamentação dos drones será um dos temas de destaque do DroneShow Plus, que será realizado de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP) e contará com seis cursos, além da sexta edição do fórum empresarial do setor. Confira a programação completa e garanta sua vaga.