Sistema antidrone da Aveillant é implantado no Aeroporto de Heathrow

Desenvolvido sob medida, sistema tem como objetivo proteger o aeroporto mais movimentado do Reino Unido

Sistema antidrone no Aeroporto de HeathrowA Aveillant Limited, uma Empresa do grupo Thales, anunciou ontem (13/1) que seus sistemas antidrones foram implantados no Aeroporto de Heathrow, no Reino Unido, como parte do conjunto personalizado de medidas totais antidrones do aeroporto, fornecidas pela Operational Solutions Ltd para ajudar a manter o aeroporto mais movimentado do país livre de drones.

Tal sistema único antidrones funciona ao detectar e rastrear drones ao redor do espaço aéreo e alertar os aeroportos sobre o uso não autorizado de drones de forma rápida e eficiente. Esse sistema novo e inovador também opera para localizar os próprios pilotos de drones e pode ser usado para identificar sua localização.

A tecnologia empregada foi projetada especificamente para o Aeroporto de Heathrow, pela Operational Solutions Ltd, e compreende uma série de tecnologias avançadas antidrones, incluindo os sistemas da Aveillant.

A detecção rápida e precisa de drones não autorizados ajuda a manter os passageiros e funcionários de Heathrow em segurança e dará suporte aos aeroportos, oficiais e controladores de tráfego aéreo enquanto trabalham para proteger o espaço aéreo. Esse novo kit aprimora os recursos de detecção e minimiza os atrasos, ajudando os passageiros a partir nos horários programados. A tecnologia também ajudará o aeroporto a cumprir seus objetivos de sustentabilidade, ao reduzir o desperdício de combustível e a fila adicional de voos para decolagem causados pelo uso não autorizado dos drones.

Esta notícia acompanha a introdução da legislação, promulgada em março de 2019, que proíbe o voo de drones não autorizados dentro da Zona de Restrição de Voo (FRZ). Tal zona se estende por 5 quilômetros ao redor de qualquer fronteira dos aeroportos. Os pilotos que violarem a lei e voarem sem permissão dentro de uma Zona de Restrição de Voo no Reino Unido estão sujeitos à prisão por até cinco anos.

Jonathan Coen, Diretor de Segurança do Aeroporto de Heathrow, declarou que: “A segurança e proteção de nossos passageiros e colegas é nossa prioridade número um. É por isso que estamos investindo nessa nova tecnologia de ponta que aumentará nossa capacidade quanto à detecção e dissuasão de drones dentro e ao redor de nosso aeródromo. Estamos muito satisfeitos por termos esse sistema exclusivo mantendo nossos céus seguros e ajudando passageiros e cargas a chegarem a seus destinos dentro do horário previsto”.

Dominic Walker, CEO da Aveillant Limited, disse: “A Aveillant está satisfeita por ter seus sistemas antidrones selecionados para implantação no Aeroporto de Heathrow e por poder contribuir para a segurança e proteção de passageiros e companhias aéreas no maior aeroporto internacional do Reino Unido”.

Soluções Inovadoras para Mercados Verticais

Estão abertas as inscrições no DroneShow MundoGEO Connect 2020, que acontece de 19 a 21 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP) com o tema Soluções Inovadoras para Mercados Verticais. O evento apresenta as aplicações das geotecnologias e drones na Agricultura, Florestas, Construção, Smart Cities, Segurança, Defesa, Utilities, Mineração, Óleo e Gás, Energia, Logística, Meio Ambiente, Transportes e Infraestrutura em geral. Conheça a programação completa e garanta sua vaga!

droneshow e mundogeo connect 2020 solucoes inovadoras para mercados verticais

Será um verdadeiro festival de atrações: várias arenas com apresentações inovadoras, uma grade com cursos básicos, avançados e práticos, seminários e fóruns temáticos, espaço para experimentação de tecnologias 3D, premiação dos melhores projetos, lugar para encontros agendados para geração de negócios e troca de experiências, além da maior feira do setor nas Américas em número de visitantes, onde estarão presentes os principais desenvolvedores, fabricantes, distribuidores, fornecedores de tecnologia e prestadores de serviços do setor. Veja quem já reservou seu lugar na feira.

Confira um resumo de como foi a última edição do MundoGEO Connect e DroneShow, que contou com 3.800 participantes, 120 marcas, 200 palestrantes e 40 atividades:

 

Imagem: Divulgação