Seminário e Cursos abordam uso de Drones na Agricultura e Florestas

Programação de evento foi elaborada para otimizar a agenda dos participantes. Inscrições estão abertas (vagas limitadas)

seminario e cursos de drones na agricultura e florestasHoje, os drones são aliados na área agrícola e florestal, com ganhos de produtividade e redução de custos.

Além disso, seu uso avançado gera continuamente dados para tomada de decisão no futuro.

Cinco atividades vão abordar o uso de Drones na Agricultura e Florestas durante o DroneShow e MundoGEO Connect 2019, que acontecem de 25 a 27 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

A MundoGEO organiza estes eventos juntos desde 2016 e prevê reunir 4 mil participantes, 80 expositores e 100 palestrantes em mais de 30 atividades, gerando mais de 230 horas de conteúdo.

“Os setores agrícola e florestal são responsáveis por grande parte do PIB brasileiro, e esta ‘incumbência’ demanda cada vez mais ganhos de produtividade e redução de custos”, diz Eduardo Freitas, Engenheiro Cartógrafo e coordenador de conteúdos da MundoGEO. “Capacitação e atualização profissional são essenciais nestes setores que contam com novidades constantes, como por exemplo o big data no campo”, complementa.

Curso Drones para Agricultura – Básico + Avançado

drones na agricultura e florestasNeste curso básico será detalhado o ciclo de agricultura de precisão, desde os métodos de sensoriamento remoto até processamento de dados, com foco nos conceitos e na escolha de equipamentos, acessórios e softwares. É um treinamento indicado para quem já tenha conhecimentos básicos sobre drones e tenha interesse em uma introdução ao uso de drones na Agricultura.

O instrutor será Giovani Amianti, Engenheiro mecatrônico formado pela Poli-USP, mestre em sistemas aviônicos de RPAS pela Poli-USP, fundador e CEO da XMobots, considerada uma das líderes na América Latina do segmento de Drones para Agricultura.

Já no curso avançado, também com Giovani Amianti, serão detalhados três cases do uso de drones na Agricultura: cana de açúcar, silvicultura/citricultura/cafeicultura e grãos. Este é um treinamento indicado para quem já tenha conhecimentos básicos sobre drones na Agricultura e tenha interesse em se aprofundar no tema através de estudos de caso.

Curso Processamento de imagens de Drones – Básico + Avançado

NDVI a partir de dados de droneEste minicurso visa apresentar os processamentos digitais de imagens básicos para geração de informações em mapeamentos. Será abordado o uso de softwares para geração de dados geográficos em estrutura de nuvem de pontos, TIN, raster e curvas de nível. Recomenda-se que os alunos tenham conhecimentos sobre a obtenção de imagens por drones para aerofotogrametria.

O instrutor será Anderson Jorge, da G drones, Engenheiro florestal e mestre em sensoriamento remoto pelo INPE, com experiência de três anos em processamento de imagens.

O treinamento avançado, por sua vez, visa apresentar técnicas de processamento de imagens mais avançadas para geração e classificação de informações geográficas de forma manual e automática. Recomenda-se que os alunos possuam conhecimentos em geração de MDS, MDT e ortomosaicos por meio de aerofotogrametria com drones.

Seminário Geo & Drones na Agricultura e Florestas

O Seminário abordará as demandas e apresentará casos de sucesso de soluções utilizando geotecnologias e drones na gestão agrícola e florestal de precisão.

O foco serão aplicações no cultivo da cana de açúcar, silvicultura, citricultura, cafeicultura e grãos, envolvendo estimativas de safras, manejo, identificação de falhas e doenças, suporte a aplicação de agentes químicos e biológicos, mapeamento proporcionando a melhor modelagem do terreno para facilitar a colheita, melhorar a produtividade e prover informações para preservar o meio ambiente.

O mediador será Bruno Holtz Gemignani, Engenheiro de Controle e Automação, fundador da 3DGEO Monitoramento Agrícola com RPAS (Drones). Dentre os palestrantes confirmados no seminário estão representantes da AGS Agricultura e Sistemas, Grupo Novo Olhar, Glencane Bioenergia, Altran Brasil, Hummingbird Technologies, Biopalma da Amazônia, dentre outras instituições.

Veja a programação completa do evento e faça sua inscrição antecipada. Vagas limitadas!

Auditório do DroneShow 2018, realizado em maio passado na capital paulista

Um dos auditórios da última edição dos eventos DroneShow e MundoGEO Connect

Expositores confirmados no DroneShow e MundoGEO Connect 2019

Na feira do DroneShow e MundoGEO Connect, os visitantes poderão conferir as principais plataformas de coleta de dados da superfície terrestre, como satélites, aviões tripulados, estações terrestres, mapeamento móvel e, claro, Drones, além de ter contato com os principais prestadores de serviços e distribuidores de sensores e softwares de processamento de dados.

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Conheça a lista de expositores já confirmados e as suas marcas

Confira o vídeo oficial com os destaques da última edição do evento:

Imagens: Pixabay