Assista e compartilhe com seus amigos
Dando sequência aos webinars MundoGEO e DroneShow de 2019, aconteceu nesta quinta-feira (25/4) a palestra online VANTs eBee certificados para BVLOS: fique por dentro e entenda as vantagens da certificação BVLOS inédita no Brasil.
Neste webinar foram apresentadas as principais vantagens desta< certificação inédita e histórica no Brasil. Entenda como isso mudará o mercado de serviços com novas possibilidades.
Tópicos que foram abordados::
• Principais características dos modelos certificados
• Quais os tipos de operação existentes: VLOS, EVLOS e BVLOS
• A importância das operações em acordo com as normas da ANAC
• Quais as principais vantagens desta certificação inédita no Brasil
O palestrante foi Luiz Dalbello, Gerente de vendas de produtos de Alta Tecnologia e VANTs para Mineração – Santiago & Cintra. Graduação em Engenharia Cartográfica pela UNESP de Presidente Prudente. Mestrado em Ciências Cartográficas pela UNESP de Presidente Prudente.
Assista e compartilhe com seus amigos
eBee certificado pela ANAC para voos BVLOS
Em solenidade no último dia 16 de abril na sede da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em São Jose dos Campos (SP), a empresa Santiago & Cintra Geotecnologias (S&C) recebeu o certificado da primeira Autorização de Projeto de RPAS (drone) para voos BVLOS no Brasil.
Os modelos Autorizados para voos BVLOS pela ANAC são os produtos da senseFly: eBee Classic, eBee Classic RTK, eBee Plus e eBee SQ. Esses drones são comercializados no Brasil pela empresa Santiago & Cintra Geotecnologias.
Realizando voos VLOS os usuários de qualquer tipo de Drone ficam limitados a voar em um raio de no máximo 500 metros. Para estender o alcance, seria necessário colocar um observador a cada 500 metros do ponto de lançamento, técnica está chamada de EVLOS, ou seja o VLOS estendido, o que acabaria aumentado o custo com equipe de campo.
Processo de autorização
Após quase dois anos da publicação da RBAC-E94, norma que regulamenta o uso de aeronaves não tripuladas para uso civil, a ANAC autorizou os dois primeiros projetos de drones do país para voos BVLOS. Com estas aprovações, os RPAs modelos eBee Classic (S.O.D.A.), eBee Plus e eBee SQ, passaram a ser os primeiros e únicos drones autorizados a realizar voos de até 400 pés (120 metros) de altura e raio de 5 quilômetros de extensão, sem a necessidade de observadores e licença/habilitação de pilotagem para drones.
O trabalho de certificação destes dois projetos se iniciou em 18 de dezembro de 2017 e envolveu o trabalho de engenheiros brasileiros e suíços. A autorização expedida permite que as aeronaves possam receber um Certificado de Aeronavegabilidade Especial de RPA – CAER, indicando a capacidade de a aeronave operar com segurança em voos com alturas até 400 pés (120 metros) e raio de até 5 quilômetros.
Para auxiliá-la nesse projeto, a Santiago & Cintra e a senseFly contrataram a AL Drones. A empresa é especialista em engenharia e certificação de Veículos Aéreos Não Tripulados.
Imagem: Divulgação