Projeto Helicóptero x Drone ficou em primeiro lugar na premiação do DRONEShow 2016

Amanda Mendes de Sousa, representante da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da Prefeitura Municipal de São Paulo, foi campeã do Prêmio DRONEShow 2016, ficando em primeiro lugar na categoria “Aplicações não convencionais”, concorrendo com o Projeto “Comparativo de métodos de obtenção de fotografias aéreas inclinadas para o monitoramento de áreas de risco na Cidade de São Paulo: Helicóptero x Drone”.

Os vencedores foram conhecidos no dia 11 de maio durante o maior evento de Geotecnologias e Drones da América Latina: o DRONEShow 2016 premiou os melhores profissionais e projetos do país. A feira aconteceu de 10 a 12 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), mesmo local onde aconteceu a cerimônia de premiação.

Conforme o projeto, o monitoramento é um instrumento de extrema importância para realizar uma gestão eficiente dos riscos ambientais e tem como foco a experiência tida pela Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), uma das alternativas de se realizar o monitoramento, e em especial, o das áreas de risco geológico, é por meio das fotografias oblíquas obtidas em sobrevoos de helicóptero.

Porém, ao longo dessa experiência foi percebido que o helicóptero é de grande utilidade, principalmente no que diz respeito ao deslocamento, porém há uma baixa possibilidade de geração de informações.

Sendo assim, foi pensando em alternativas para realização desse monitoramento e foi proposto um voo teste com drone, a fim de verificar quais possibilidades de uso e sua eficiência no monitoramento das áreas de risco.

comparativo-helicóptero-x-drone

Confira o vídeo oficial do evento:

A próxima edição do DroneShow está marcada para 9 a 11 de maio de 2017 em São Paulo.